Salame de Noz Pecan e Porto
7 Março, 2016
Salame era coisa que nunca tinha feito. Lembro-me de ser dos poucos doces que a minha mãe fazia quando era miúda e de adorar. Lembro-me também de já na altura o achar viciante!
Afinal é mesmo super fácil e rápido de fazer, não justificando de todo comprar.
Chocolate não é o meu ingrediente de eleição, e o que, neste doce, tem tanta influência em mim é nitidamente o efeito denso e a textura conferida pelos frutos secos e pela bolacha. Adoro o facto de se sentir a conjugação perfeita de todos aqueles ingredientes de naturezas tão diferentes, e de se colar ligeiramente aos dentes quando devorado.
Há imenso tempo que andava para fazer um rolinho destes, e depois de ver esta versão super saudável da Elisabete não perdi mais tempo. Neste caso não fui tão radical (num sentido positivo) mas dei o twist necessário para o tornar mais ligeiro e menos calórico, não comprometendo, no entanto, o seu sabor e textura inconfundíveis.
A manteiga de amendoim dá-lhe a intensidade necessária, e o facto de usar chocolate ajuda a conferir sabor e riqueza, principalmente quando ligado ao belo vinho do porto.
O carácter doce é assegurado pelo mel e o leite ou natas são substituídos pelo creme de soja. Aspectos que reduzem a carga menos saudável do doce original e que se dissipam completamente quando envolvidos nos restantes ingredientes.
Tem ainda a vantagem de ser versátil quanto ao tipo recheio a usar, podendo adaptar-se o fruto seco e bolachas ao gosto de cada um, que fica sempre bem.
Um embrulho de rebuçado que oferece muito mais que um simples doce e se mostra um verdadeiro atentado. Vale-nos o facto de ser mais aligeirado nas calorias e dar um prazer incrível a degustar.
O resultado é, por isso, apaixonante!
SALAME DE NOZ PECAN E PORTO
Ingredientes
(10-12 fatias)
1 colher (sopa) de mel
80 gr de pasta/manteiga de amendoim, caseira
3 colheres (sopa) de creme de soja
3 colheres (sopa) de creme de soja
80 gr de chocolate negro para culinária (70% de cacau), partido em pedaços pequenos
1 colher (sopa) bem cheia de cacau magro em pó
2 colheres (sopa) de vinho do Porto
100 gr de nozes pecan, partidas grosseiramente e tostadas
100 gr de nozes pecan, partidas grosseiramente e tostadas
150 gr de bolachas digestivas (ou outros a gosto)
Preparação
Partir os biscoitos em pedaços pequenos para um recipiente, juntar as nozes, previamente partida e tostadas, e reservar.
Levar o creme de soja a aquecer juntamente com a manteiga de amendoim e o mel, em lume brando, mexendo sempre. Quando começar a ferver, retirar do lume e acrescentar o chocolate, mexendo bem até este derreter completamente. Adicionar o cacau e o vinho do porto, envolver bem e deixar arrefecer muito ligeiramente.
Misturar as bolachas e as nozes no preparado de chocolate e envolver. Ficará uma pasta algo densa. Transferir para cima de um pedaço de papel vegetal e com as mãos moldar uma forma cilíndrica. Apertar bem o papel em forma de rebuçado a fim de compactar bem o salame.
Levar a refrigerar 3 horas ou de um dia para o outro.
Antes de servir, fatiar e retirar o papel.
Comentários
Inês
Adoro salame, foi das primeiras sobremesas que aprendi a fazer e que fiz. Esta sugestão parece deliciosa! 🙂 Beijinhos
—
O diário da Inês | Facebook | Instagram
O cantinho dos Gulosos
que belo salame com as nozes fica um espetáculo.
O Cantinho dos Gulosos
cozinha100segredos
Oh minha querida, este teu salame está de babar! Ninguém diz que é o teu primeiro salame pois está perfeito em tudo, quer na receita, quer no aspeto! Uma versão que quero muito experimentar! Fica já agendada! Beijinhos
Lia Teixeira
Até me custa a acreditar que este seja o teu primeiro salame!!
Uma polenteira prendada como tu, como é que nunca fez salame? Lol!!
Sabes que eu também não sou uma chocolate lover, mas salame, por acaso, não sei se por ser fio, adoro!!
também era uma especialidade da minha mãe e nós, miúdas, adorávamos. Cedo os comecei a fazer, por serem fáceis e serem uma gulodice boa demais!
Olha, amei esta versão e o vinho do Porto torna-o ainda mais irresistível.
Vou ter de experimentar esta delicatessen…
Um beijinho linda.
Lia
Lia Teixeira
fio…
quer dizer…
frio!!!
grrr!! Dicionário estúpido, loL!!
Deliciosa Paparoca
Que maravilha, com o toque do Porto deve ficar um espetáculo. Recentemente também fiz um bolo de chocolate com manteiga (nesse caso de avelã) caseira, ficou ótimo.
Beijinho. Susana
Pimentinha
Que aspeto fantástico! Já não como e nem faço salame há anos… Comia agora uma fatia dessas!
Bjs
Carla Ramalho
Salame é algo que sempre me acompanhou na infância e adolescência mas que raramente comi na vida adulta. Agora ao ver este voltei a desejar comer uma bela fatia 🙂
Beijinhos …
Gulosoqb.blogspot.pt
Nem acredito que é saudável!
Adorei esta versão do salame. Há muito tempo que ando com vontade de fazer um salame, esta receita parece-me óptima 😀
Obrigado pela partilha.
beijinhos
sara
Célio Cruz | Sweet Gula
Susana, não admira que o resultado seja apaixonante, a avaliar pela lista de ingredientes. O aspecto está irresistível e muito tentador e olha que eu amo chocolate. Agora a combinação deste com manteiga de amendoim e o aroma do vinho do porto… aaai deuses que eu devorava já duas fatias sem pestanejar. 🙂
Está lindo Susana e com uma apresentação sublime.
Um grande beijinho.
Tânia Tiago
Está fantástico Susana.Essa combinação de sabores deve ser 5 estrelas. Que bom aspecto tem. Linda produção fotográfica.
Feliz Dia da Mulher!!
Beijinhos
http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/
Marta Dionisio
O salame é um doce que também me transporta para a infância… não porque se fizesse em minha casa (a minha mãe não tinha por hábito fazer doces), mas porque não havia festa de anos nenhuma que não tivesse salame! 🙂
Apesar de ter um chocolate lover em casa, e do salame ser um dos doces preferidos dele, poucas vezes faço. Esta tua versão mais saudável convenceu-me. Talvez o rapaz tenha sorte, e coma salame em breve. 🙂
Levo a receita!
Beijinhos
Therasia The Cook
Agora que estou a viver fora de Portugal o facto desse salame levar Porto fez-me ficar com um sorriso de orelha a orelha, adorei 🙂 anotei a receita num caderninho onde estou a escrever todas as receitas do nosso país lindo 😀 Com os ingredientes que leva, deve conservar bem… assim é uma boa prenda para dar a alguém ^^
Inês Ginja
Ai opá, eu quero mesmo é comer essa coisa boa!
Já sabes, eu e o chocolate hehe.
Adoro salame, e foi das primeiras coisas que aprendi a fazer com a minha mãe, por ser tão simples e não envolver demasiadas coisas na cozinha.
Este com manteiga de amendoim, pecans e Porto, soa mesmo bem!
Um beijinho.