Entradas Natalícias I (alternativas)
O primeiro post de Dezembro pretende claramente dar as boas vindas ao Natal. Começando exactamente pelo início. Ou seja, pelas Entradas.
A espécie de dilema que por vezes se abate sobre quem gosta de cozinhar e mimar a família no dia de Natal tem a sua razão de ser.
Se por um lado existem iguarias obrigatórias ter na mesa nesta festividade, por outro, apetece tanto inovar e oferecer propostas diferentes, que acabamos por nos perder no que fazer, e normalmente repetir o de sempre.
Os petiscos que antecedem o prato principal do almoço do dia 25 não tem de ser sempre os mesmos. Ok! Talvez possamos manter a sapateira recheada que ninguém dispensa, ou até os enchidos assados. Mas parece-me super interessante poder oferecer alternativas deliciosas, mais ligeiras e saudáveis, que só pelo seu aspecto apelem à prova, e que pelo seu sabor originem alguns “hummmmms”.
A proposta elaborada para a rubrica “Inspirar & Nutrir” deste mês, tenciona oferecer uma mesa de entradas alternativa. Totalmente vegan e bem composta por legumes assados, temperos intensos e texturas marcantes.
Os excessos que se apoderam das nossas mesas nesta época podem perfeitamente partilhar o espaço com pratinhos menos mauzinhos e igualmente deliciosos.
O tradicional babaganoush, paté de beringela fumada, ganha uma alma diferente com a inclusão do pimento assado.
A colorida salada morna e a “bolacha” verde picante, cujas receitas serão publicadas brevemente, são intensas qb e cheias de personalidade.
E a bonita e vibrante batata doce assada, simplesmente regada com “pesto” de coentros, é perfeita para comer à colher.
Levar a beringela a assar directamente no bico do fogão, rodando de minuto em minuto, de forma a “fumar” a pele sem deixar queimar.
Abrir a beringela ao meio e levar a assar no forno, juntamente com o pimento, até estarem tenros e assados. Retirar a pele a ambos e deixar arrefecer
Colocar a polpa de beringela e o pimento no processador/triturador, juntar uma pitada de sal, a pimenta, o alho, o tahini, um fio de azeite e sumo de limão e triturar bem até obter um preparado homogéneo.
Verificar temperos, se necessário aumentar o sal ou sumo de limão e retirar para uma taça de servir.
Regar com um fio ligeiro de azeite, espalhar um pouco de pinhões e sementes de sésamo tostados e servir acompanhado por palitos de cenoura.
BATATA DOCE ASSADA COM “PESTO” DE COENTROS
3 colheres (sopa) de pinhões tostados
1 dente de alho médio
2 colheres (sopa) de coentros
8-10 folhas grandes de mangericão
Azeite
Sumo de limão
Sal marinho
Pimenta
1 colher (sopa) de levedura de cerveja
Nozes picadas
Preparação
Começar por fazer o pesto: levar ao processador/trituradora o pinhão, o alho, o mangericão e os coentros e triturar bem até reduzir para uma pasta mais uniforme. Adicionar uma pitada de sal, outra de pimenta, um fio de azeite, sumo de limão a gosto e a levedura e triturar novamente. Rectificar temperos e colocar o pesto num frasco hermético. Reservar.
Pré-aquecer o forno a 190ºC.
Lavar bem a batata doce e levar a assar no forno, com casca, cerca de 15 minutos. Verificar com um palito se a polpa já está cozida e retirar do forno.
Abrir as batatas ao meio, no sentido do comprimento, fazer pequenos golpes cruzados na polpa e regar com o pesto.
Espalhar um pouco de noz picada por cima e servir.
E, desde já, Feliz Natal!
Comentários
cozinha100segredos
Eu assaltava já qualquer uma delas! beijinhos
Limited Edition
sabes o que dizem, os olhos também comem… e os meus devem ter devorado tudo o que publicaste hoje! essa combinação de cores e sabores está linda, com o roxo a coroar essas receitas tão boas e deliciosas. parabéns!*
Avelã
O meu Natal não costuma ter muuuitas coisas tradicionais fora do bacalhau assado. Há muitas sobremesas e refeições que se associam ao Natal e nunca fizeram parte do meu! Mas não me importava de adicionar algumas novas, especialmente se fossem essas entradas. Parecem mesmo muito boas, e fiquei curiosa com o babaganoush com pimentos 🙂
Clara Brito
Gostei das ideias.
Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/12/omoleta-de-espinafres-com-queijo.html