A Páscoa, muito mais do que qualquer outra festividade, liga na perfeição com doçaria regional.

Os ingredientes normalmente usados neste tipo de prato são ricos, fortes e tão calóricos quanto deliciosos e os processos de concepção por vezes mais trabalhosos ou as técnicas utilizadas muito específicas e próprias de cada zona. Tem a constante de serem normalmente cheios de história.

Esta 11º edição do “Dia um… Na Cozinha” agradou-me imenso. Não porque tenha escolhido um doce particularmente complexo ou que representasse a minha zona, mas antes porque adoro esta Tarte, que por motivos vários, há alguns anos não fazia.

Gosto de Lamego, pois gosto sempre mais de locais onde se coma bem. Costumo guarda-los na memória com um carinho especial.
Esta é a 2ª maior cidade do distrito de Viseu, pertencendo à região Norte e sub-região do Douro, o meu rio. 

A Tarte de Lamego é excelente para apreciadores de amêndoa e pouco apreciadores de massas secas (como eu), e prova que a execução de doçaria regional não tem necessariamente de ser muito trabalhosa para no fim nos pudermos lambuzar devidamente.

Aqui dominam os dois ingredientes claramente mais recorrentes na nossa doçaria regional, o ovo e a amêndoa.

É muito simples de executar, deliciosa e resulta extremamente bem, constituindo uma excelente opção para apresentar na mesa da Páscoa. 

Esta receita acompanha-me há muitos anos, mas recordo que a única alteração que fiz foi mesmo a redução da quantidade de açucar, pois não concebo utilizar 400 e 500 gr num só doce e esta opção não afecta a qualidade ou consistência da tarte.

TARTE DE LAMEGO

INGREDIENTES
1 base de massa folhada fresca
2 dl de água
200 gr de açucar
3 ovos
6 gemas
200 gr de amêndoa ralada
Açucar em pó para polvilhar
 
PREPARAÇÃO
Pré-aquecer o forno a 180º.
Forrar uma tarteira de fundo amovível com a massa folhada e picar com um garfo.
Levar ao lume num tacho a água com o açucar cerca de 3-4 minutos. Retirar do lume e deixar arrefecer um pouco. 
Bater bem os ovos com as gemas e misturar a amêndoa ralada. Adicionar à calda e envolver bem.
Verter o preparado sobre a massa folhada e levar ao forno cerca de 25-30 minutos, até a superfície estar douradinha e a massa firme. (não deixar cozer demais para não secar demasiado o interior)

Retirar do forno e polvilhar com açucar em pó antes de servir.  
Nota: Se possível tentar usar ovos caseiros para dar este tom amarelinho ao interior.