A Bundtmania faz este mês 1 ano! 

Coincidentemente, conheci a iniciativa quando criei o blog. Verifiquei depois que foi quase no início. Ainda bem. 
Tenho, com todo o gosto, acompanhado e participado em todas as edições. E agora repito-me, porque me tem ensinado e desafiado qb.

O tema é lançado pela querida dupla Mena/Lia, mas a nossa imaginação faz o resto, e a nossa paixão tem obrigação de se fazer notar em muita dedicação e carinho.
Este mês o tema proposto pela Lia do blog “Lemon & Vanilla” e pela Mena do blog “As Aventuras de uma Mamã” foi Party Bundt Cake

Procurei investir no contraste, tanto visual como de sabores, para conferir ao proposto Bundt festivo uma imagem elegante e um sabor súbtil mas marcante. Depois de alguma indecisão, a escolha recaiu sobre um leve e delicado Bolo Anjo, com uma cobertura mais exuberante, por ser um bolo que desperta alguma curiosidade pelo seu aspecto e nos põe a especular sobre o sabor e textura daquela massa.
Há muito que o queria fazer e esta foi a oportunidade ideal. Pesquisei bastante e acabei por ajustar aqui, alterar ali, e compor esta receita com base nas que encontrei.

Apesar das fotos não terem saído como queria, foi um dos melhores bolos que já fiz. Mesmo sem um interior denso ou húmido, como gosto, vale por outros critérios bem distintos.
Pois bem, passou a ser um dos bolos mais apreciados por cá. Daqueles, com certeza, mais referido quando voltar a perguntar: “Que bolo querem que faça?”.
Apesar do imaculado interior ter sido conspurcado pelo chocolate da cobertura quando se corta o bolo, a sua delicadeza continua a ser notória e o sabor enaltecido devido à vasta e diversa cobertura.
Provo todos as receitas que faço, naturalmente, mas muito frequentemente não passo de 1 ou 2 fatias, dependendo do bolo em questão. 
Neste caso a loucura foi total e absoluta e, envergonhadamente, assumo que devo ter comido 3/4 de bolo sozinha! Não sei como isto foi acontecer, mas fica o aviso para almas eventualmente mais fracas, como eu. 🙂  
E agora, venha a Festa!!! 





































BUNDT ANJO COM DUPLA COBERTURA E PRALINÉ DE AMÊNDOA

INGREDIENTES
(10-12 fatias)

|Bolo
8 claras
160 gr de açucar
120 gr de farinha com fermento
1 col. sopa de amido de milho
1 col. sopa de sumo de limão
1 pitada de sal

|Cobertura/Ganache de Chocolate
150 gr de chocolate para culinária (70% de cacau)
50 ml de natas ligeiras
3-4 col. sopa de leite

|Cobertura /Creme de Caramelo
1 chav. de açucar

1/4 chav. de água

2 col. sopa de manteiga
3/4 chav. de natas
1 col. café de extracto de baunilha

|Praliné de Amêndoa
50 dl de Água
100 gr de açucar
50 gr de amêndoa palitada

PREPARAÇÃO

Pré-aquecer o forno a 180º.
Untar e enfarinhar uma forma de Bundt e reservar.
Bater as claras em castelo. Quando estiverem já firmes juntar o açucar aos poucos, em cerca de 4 a 5 vezes.
De seguida adicionar a pitada de sal e o sumo de limão e continuar a bater em velocidade moderada.
Acrescentar 1/3 da farinha misturada com o amido de milho, bem peneirados, e envolver delicadamente com uma espátula. Adicionar em mais duas vezes a restante farinha e envolver bem, sempre delicadamente.
Verter o preparado para a forma e levar ao forno cerca de 35-40 minutos.
Deixar arrefecer 5 minutos e desenformar. Colocar a arrefecer sobre uma grelha.
Cobertura de Chocolate: levar ao micro-ondas o chocolate partido em pedaços juntamente com as natas e o leite, na temperatura máxima por 30 segundos.
Retirar do micro-ondas e mexer bem até o chocolate estar totalmente derretido e o preparado bem uniforme. Em alternativa levar a banho-maria.
Cobertura de Creme de Caramelo: num tachinho levar a lume brando/médio o açucar
com a água, até o açucar dissolver. Aumentar o lume e deixar cozinhar
até começar a ganhar cor de caramelo, sem deixar que escureça
demasiado. Acrescentar a manteiga e deixar que derreta completamente. 
Retirar do lume e adicionar as natas e a baunilha. Vai borbulhar bastante mas acalmará em segundos. 
Mexer bem, deixar que arrefeça e transferir para um recipiente onde possa ser conservado no frigorífico.
Praliné de Amêndoa: num tachinho levar ao lume a água juntamente com o açucar até começar a ganhar ponto e cor de caramelo. Retirar do lume, juntar a amêndoa, envolver bem e verter a mistura sobre o balcão (idealmente de pedra – mármore ou granito) previamente untado com óleo.
Deixar arrefecer e descolar do balcão, partindo o praliné. Colocar numa trituradora e desfazer a gosto, mais ou menos miúdo.
Montagem: com o bolo completamente frio, cobrir bem com o ganache de chocolate e deixar secar. 
De seguida colocar o creme de caramelo no topo e deixar escorrer pelo bolo. Ir doseando, mais ou menos creme, conforme o gosto, mas sem cobrir completamente o chocolate.
Deixar repousar cerca de uma hora e polvilhar com o praliné de amêndoa a gosto. Servir (e vê-lo desaparecer em 2 tempos).

Notas:
1. Para facilitar a cobertura do bolo e ficar mais bonito, o ganache de chocolate deverá ficar bem fluido e não demasiado espesso.

2. A maioria das receitas que encontrei indicava o uso de cremor tártaro. Como não tinha utilizei sumo de limão e sal para estabilizar as claras. Resultou muito bem.
3. Muitas das receitas indicavam que a forma não deveria ser untada nem enfarinhada. O que faz sentido quando é suposto o bolo ficar ao natural, sem cobertura. Como o ia cobrir, e por uma questão de segurança, fiz pelo método tradicional.
4. Não se deixem assustar pelo tamanho da receita! Tem muitos passos mas é um bolo super simples de fazer.