Gosto muito de Creme Brulée, ainda que raramente o faça. O leite creme tradicional é mais apreciado pela família, então, mais repetido.

Quando a Lia partilhou a Tarte de Creme Brulée no seu blog adorei o resultado e fiquei com grande vontade de experimentar.
Optei apenas por lhes alterar o formato e passa-las para mini, porque gosto muito destes resultados individuais e, tenho para mim, que ajuda a controlar o que se come.

É habitual usar massas de compra, mas neste caso deveu-se mesmo à falta do tempo para executar a massa na disponibilidade que tinha naquele fim de dia. Posto isto, resolvi usar massa folhada de compra, em vez da massa caseirinha da receita original.

O recurso a ovos caseiros deu-lhes uma cor linda e super viva, e o resultado em termos de sabor é divinal. Encorpado e super abaunilhado. Uma delícia!

 

MINI-TARTES DE CREME BRULÉE
(Adaptada daqui)

Ingredientes
(7 unidades, em forminhas de 8cm de diâmetro)

1 embalagem de massa folhada fresca

1/2 vagem de baunilha, aberta ao meio e raspada
1+1/4 chávena de natas ligeiras
2/3 chávena de leite gordo
1 ovo, grande
4 gemas de ovo, grandes
1/2 chavéna de açúcar
1 pitada de sal fino 

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180º.
Untar as forminhas de mini-tartes ou tarteletes com pouca manteiga. 
Forra cada forminha com massa folhada. Picar a base com um garfo e levar ao forno cerca de 5-7 minutos, só para fazer uma ligeira pré-cozedura. Retirar do forno e reservar.
Num tachinho colocar as sementes de baunilha e a vagem aberta. Acrescentar o leite e as natas, e levar a lume médio até levantar fervura.  Desligar o lume e deixar em infusão durante 30 minutos.
Bater os ovos com as gemas, 6 colheres de açúcar e o sal.
Adicionar este preparado ao leite, mexendo sempre até se obter uma consitência cremosa.
Coar o preparado para um jarro e reservar.

Reduzir a temperatura do forno para 150º.

Colocar as mini-tarteiras no tabuleiro dentro do forno. Com cuidado, verter um pouco de creme em cada uma, quase até encher.
Deixar cozer cerca de 20-25 minutos, até o creme estar firme mas ligeiramente mole no centro. E a massa ligeiramente dourada.
Retiar do forno e deixar arrefecer cerca de 10 minutos. Deserformar com cuidado e colocar a arrefecer sobre uma grelha.
Quando totalmente frias polvilhar com açucar e queimar com um maçarico.
Servir frescas.