Koftas de Perú e Acelgas com Chutney de Coentros e Salada de Mizuna, Beterraba Assada e Feta
Esta receita deu forma à minha participação na 2ª fase do Passatempo Teka Blog 2015.
Depois da recepção do cabaz de produtos frescos e biológicos, enviado pela Belong, escolhemos pelo menos 3 itens e desenvolvemos uma proposta, interessante, original, deliciosa. O que nos desafiasse e conjugasse da forma que nos fizesse mais sentido os elementos seleccionados.
Bom, surgiu-me a ideia das koftas, pois é um petisco do mundo, uma forma descontraída de apresentar um prato de carne, sempre cheio de aromas e sabores que aprendi a adorar, e que se come da forma mais simples possível, à mão.
As koftas, também denominadas de kaftas, representam um prato típico do médio oriente, fazendo parte das culturas turca, síria ou egípcia, originalmente feitas com carne de borrego, que começou por ser comida de rua, espalhou-se entretando por todo o mundo, recebendo novas formas e sabores.
Combinei a carne de perú com as acelgas e acompanhei com um chutney de coentros, adaptado de uma receita de origem indiana, que se mostrou o melhor deste prato, na minha opinião.
O sabor é intenso mas simultaneamente leve, picantezinho e altamente viciante. Para apreciadores de coentros, naturalmente. É o rei da festa!
É uma proposta, bonita e saudável, que encaixa perfeitamente nos dias de Verão que se aproximam. Se possível acompanhada com vários chutneys ou molhos diferentes. Uma delícia!
Foi um prazer participar neste desafio e partilhar o palco com outras propostas tão interessantes. Obrigada Teka Portugal por esta oportunidade.
KOFTAS DE PERÚ E ACELGAS COM CHUTNEY DE COENTROS E SALADA DE MIZUNA, BETERRABA ASSADA E FETA
Ingredientes
(3-4 pessoas)
1/2 molhinho de salsa fresca
1 colher (sopa) de pão ralado
Coentros picados
Preparação
Preparar o chutney com antecedência, juntando todos os ingredientes e triturar muito bem até obter uma consistência cremosa. Rectificar temperos e, se necessário, juntar mais sumo de lima se estiver demasiado pastoso. Guardar no frigorífico até servir.
Pré-aquecer o forno a 190º. Descascar a beterraba, cortar em gomos, colocar num recipiente de ir ao forno, polvilhar com uma pitada de sal grosso, regar com um fio ligeiro de azeite e levar ao forno a assar, durante cerca de 12-15 minutos. Quando assadas retirar do forno e reservar.
Para as koftas, picar muito bem a carne de perú juntamente com o presunto, a salsa e uma pitada de sal. Reservar.
Cortar a acelga em tiras fininhas e reservar.
Numa frigideira antiaderente levar a aquecer um fio generoso de azeite, juntar a cebola bem picada e os dentes de alho esmagados. Deixar cozinhar 1-2 minutos e acrescentar todas as especiarias – coentros, cominhos, açafrão, gengibre e pimenta. Temperar com sal, mexer, deixar cozinhar mais 2 minutos até a cebola estar amoleciada e acrescentar a acelga, cozinhando cerca de 2-3 minutos até esta amolecer. Rectificar temperos e retirar do lume. Deixar arrefecer ligeiramente e juntar à carne picada. Adicionar o pão ralado e envolver tudo muito bem com as mãos.
À volta de cada palito de madeira moldar, com as mãos, um pedaço de carne até obter uma forma cilindrica, do género de um croquete comprido, comprimindo bem a carne em redor do palito.
Pincelar um recipiente com óleo, acondicionar lá as koftas, tapar com película aderente e levar ao frigorífico durante 30-45 minutos.
Entretanto preparar a salada, começando pelo molho. Juntar um fio bem generoso de azeite, o vinagre balsâmico, o sal e a hortelã e os coentros, ambos picadinhos. Mexer bem e reservar.
Lavar e arranjar a mizuna, dispô-la na saladeira, juntar as courgettes fatiadas bem finas, a beterraba e o queijo feta e temperar com o molho.
Mexer bem e espalhar os pinhões por cima.
Colocar um grelhador ao lume, pincelar com azeite, e quando bem quente levar as koftas a grelhar, virando-as para que cozinhem uniformemente.
Empratamento: dispor duas folhas de beterrada sobre uma tábua de madeira e dispor as koftas por cima.
Servir acompanhadas do chutney e da salada.
Comentários
sandra neiva
Que giro eu conhecia como kaftas, sempre aprender.
Ficaram com muito bom aspecto, uma refeição deliciosa.
beijos
Basta Cheio
É verdade Sandra, diz-se de várias formas, acho que até Keftas 😀
Adorei esta combinação!
Bjinhos
Cozinhar sem Lactose
Que delícia!!!
Basta Cheio
Concordo, Ana! Deliciamo-nos por cá 🙂
Bjinhos
Célio Cruz | Sweet Gula
Olá Susana!
Olha, eu adorei esta tua proposta, adoro os sabores e acho que deve ser mesmo viciante. Sinceramente, quando vi o teu prato, pensei que fosses uma das escolhidas pela Teka para finalista, pois está lindo e é delicioso. Mas sou suspeito, pois AMO coentros. As imagens estão lindas e para mim, apesar de não teres ido à final, foste uma vencedora. 🙂
Um beijinho e bom fim de semana.
Basta Cheio
Oh Muito Obrigada Célio, sinceramente <3 🙂
Adorei pensar nestes sabores e conjuga-los da melhor forma.
Como refiro, as koftas são excelentes mas o chutney de coentros é mesmo o que mais se destaca! ADOREI 😉
Se aprecias assim coentros tenho a certeza que também ias gostar muito.
Bjinhos