Alguém que consiga ficar indiferente a uma boa travessa de forno com cobertura de biscoito tostado e recheio de fruta, a verter suco por todo o lado? 
Aproximam-se dos crumbles mas com uma crosta mais sólida e uniforme. Adoro crumbles e passei a adorar cobblers.
Tinha uma receita do género do Jamie marcadissima para fazer, mas esta resolveu passar à frente. Usando morangos com força e aproveitando meia dúzia de framboesas que andavam por lá perdidas, saiu uma riquissima e bem suculenta sobremesa de verão.
Além dos sabores, e delicioso contraste de texturas, outro dos encantos destes pratos está na sua versatilidade. Podem ser usadas as frutas que bem se entender e gostar, desde que suculentas, e na cobertura o improviso e inclusão de outro tipo de ingredientes poderá resultar igualmente bem.
É um doce bem simples e interessante, que facilmente delicía miúdos e graúdos e alegra qualquer mesa.

 
 
COBBLER DE MORANGO
(Adaptada da receita original Raspberry Cobbler, de Martha Stewart)

Ingredientes 
(6 pessoas)

|Recheio de morango
400 gr de morangos frescos
1/2 de chávena (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 pitada de sal fino

|Massa
1 + 3/4 de chávena (chá) de farinha
1 colher (chá) de fermento
1/4 de chávena (chá) de açúcar
1 pitada de sal
6 colheres (sopa) de manteiga, fria
3/4 de chávena (chá) de natas + para pincelar
Açúcar mascavado para polvilhar

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Preparar o recheio juntando os morango, partidos em pedaços grandes, com o açúcar,  o amido de milho e o sal. Colocar numa travessa de ir ao forno. Reservar. (Como tinha meia dúzia de framboesas disponíveis, adicionei)
Para a massa, misturar a farinha, o fermento, a açúcar e o sal. Cortar a manteiga em pedaços pequenos e juntar as natas.
Acrescentar aos secos e incorporar com a ajuda de um garfo, até estar absorvido. É suposto a massa ficar em pedaços.
Passar a massa para uma superficie limpa e ligeiramente enfarinhada e amassar uma ou duas vezes, apanhando os pedaços soltos, até estar um pouco mais ligada. Estende-la até que fique com cerca de 2 cm de altura e cortar em quadrados de 4-5 cm de lado.
Colocar as quadrados de massa sobre o recheio, ao lados uns dos outros, com algum espaço entre eles. Pincelar com as natas e polvilhar com açucar mascavado.
Levar ao forno cerca de 35-45 minutos, até a massa estar firme e cozinhada, com um bonito tom dourado. Verificar com um palito e retirar do forno.
Deixar repousar cerca de 30 minutos e servir morno.
Sugestão: acompanhar com iogurte natural ou gelado a gosto.