Bolo de Claras com Buttercream de Rum e Praliné de Cajú
Antes demais, Excelente Ano!
Que o vazio do copo de 2015, se mostre o cheio de 2016. Que as realizações não sejam travadas por estagnadas intenções e se transformem em muita e boa felicidade.
E para iniciar um prometedor ano, este foi o bolo novo escolhido para o receber.
Um bolo em si muito simples, excelente para usar as claras excedentes destes dias de festa, que se torna encantador pelo tipo de cobertura que leva e jogo de texturas que oferece.
É essencialmente leve, muito saboroso e marcante.
Tinha visto recentemente uma receita de “Coroa de Frankfurt” (clara e inconscientemente ando numa fase alemã!), e aquele praliné de caju ficou-me retido na memória.
Queria uma receita de claras mais ligeira, uma vez que a minha antiguinha é demasiado amanteigada. Ao encontrar esta cujo interior me agradou, fiz os ajustes que entendi e resolvi mesclar as coisas.
O toque do rum faz toda a diferença num buttercream bem puro da receita da coroa. O efeito deliciosamente crocante do praliné remata na perfeição o conjunto.
É uma receita com vários iténs mas super simples de executar, podendo fazer-se algumas partes antecipadamente. Algo que faço sempre com o praliné e o creme de caramelo, já um habitué por cá.
Acho essencial mostrar o interior dos bolos mas neste caso, e lamentavelmente, foi mesmo impossível fazê-lo.
Não se assustem com o tamanho da receita e não deixem de testar pois, garantidamente, vale a pena.
E Bem Vindo 2016!
BOLO DE CLARAS COM BUTTERCREAM DE RUM E PRALINÉ DE CAJÚ
6 claras
|Creme de caramelo
1/2 chávena (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 chaváne (chá) de natas
1 colher (café) de extracto de baunilha
|Creme de recheio e cobertura
100 gr de manteiga
100 gr de açúcar em pó
1 gema
2 colheres (sopa) de rum
|Praliné
100 gr de cajú tostado
150 gr de açúcar
|Decoração
Bolachas waflle com recheio de caramelo
Mirtilos
Preparação
Para o creme de caramelo: num tachinho levar a lume brando/médio o açúcar com a água, até este dissolver. Aumentar o lume e deixar cozinhar até começar a ganhar cor de caramelo claro, sem deixar que escureça demasiado. Acrescentar a manteiga e deixar que derreta completamente.
Retirar do lume e adicionar as natas e a baunilha. Vai borbulhar bastante mas acalmará em segundos. Mexer, deixar que arrefeça, transferir para um recipiente e guardar.
Para o praliné: colocar o açúcar num tachinho e levar a lume brando até o açúcar derreter completamente e ficar em caramelo. Espalhar os cajús sobre a pedra da bancada e verter o caramelo por cima até que os cubra. Deixar arrefecer completamente, retirar da pedra e triturar grosseiramente num almofariz ou na máquina. Reservar.
Untar com manteiga uma forma de bolo inglês e forrar o fundo com papel vegetal também untado. Polvilhar com farinha e reservar.
Para a cobertura: bater bem a manteiga com o açúcar e a gema. Quando o preparado estiver suave e uniforme acrescentar o rum e envolver um pouco mais. Reservar no frio até à hora de usar.
Para a montagem: cortar o bolo ao meio no sentido longitudinal, barrar a parte inferior com creme, espalhar um pouco de praliné por cima e verter um pouco de creme de caramelo. Colocar a parte superior e barrar as laterais e o topo com o creme de manteiga. Poderá reforçar a cobertura ou deixa-la mais fina, como fiz.
De seguida espalhar o creme de caramelo por cima, deixando verter sobre as laterais em alguns pontos. Espalhar o praliné a gosto.
Decorar com bolacha waffle e mirtilos.
Servir.
Comentários
cozinha100segredos
Está de babar, minha querida! Beijinhos
Basta Cheio
Oh Obrigada Elisabete 🙂
Bjinhosss
Lia Teixeira
Pois bem vejo que andas numa fase alemã, nas ainda bem, pois assim vais-nos deliciando com estas maravilhas…
O aspecto deste bolo é magnífico e não tem nada que eu não goste!
Beijinhos grandes minha querida e se ainda não os deixei, votos de que tenhas um 2016 cheio de felicidade, saúde e realização de sonhos :)).
Lia
Basta Cheio
São fases!!! Que se pode fazer? 😀
Excelente ano, querida Lia!
Bjinhosss
Dona Delícia - Atelier de Sabores
Minha linda, tu andas ultimamente por terras alemãs e eu através destas receitas maravilhosas. Este bolinho tão tudo para me agradar e sim foi uma excelente escolha para iniciar este ano.
Beijinho grande
Ana
Basta Cheio
É muito muito bom, Aninha!!! 🙂
Bjinhoss
Ana e Carla
lindo e esses sabores prometem :p gostava de ver esse interior :p
beijinhos
Carla
http://cromasdacozinha.blogspot.pt/
Basta Cheio
Infelizmente não me foi mesmo possível fotografar. É algo que faço questão de mostrar. 🙂
Bjinhos
Célio Cruz | Sweet Gula
Susaninha,
Mas que bela forma de começar o ano, hein?! Gosto disso, sabes?!Gosto de partilhas que nos deixam a querer desejar provar. Esse bolo tem um aspecto lindo e deve ser delicioso. Vou apontar a receita. E depois o praliné de cajú ficou a rir-se para mim. E adoro aquelas bolachas de caramelo, as stroopwafels. São tããããooo boas!
Um beijinho e votos de um feliz Ano Novo! 🙂
Basta Cheio
Também são as minha preferidas, Célio! As sugestões que nos deixam aquela enorme vontade de experimentar 🙂
Fico contente que tenhas gostado, e se fizeres anda opinar, pf 😉
Excelente Ano!
Bjinhos
Tertúlia da Susy
Adorei, é daquelas sobremesas que dá vontade de entrar no ecrã…
Bom Ano, bjs
Basta Cheio
Muito Obrigada, Susana! Ainda bem que assim é 🙂
Excelente Ano!
Bjinhos