É inevitável pensar como é estranha a forma que o nosso paladar tem de mostrar como pode ser educado (ou se calhar apenas despertado, não sei) sempre que estou a escrever uma receita de bacalhau.
A ironia de nunca me sair da memória o horror que tinha a este peixe em miúda, em contraponto ao carinho que lhe tenho hoje.
O odiado que agora me leva a preferi-lo e pedi-lo em bons restaurantes da especialidade, em vez de uma boa carne. O monstro que quase me fazia vomitar que hoje me sabe pela vida.
Escolhi esta receita para partilhar no Dia Nacional da Gastronomia, instituído pela primeira vez este ano e que se celebrará sempre no último Domingo de Maio, por ter na sua base o rei da nossa mesa (cliché ou não, é a realidade) e por me levar a conhecer um pouco melhor um pedacinho de Portugal. Pois com este prato concorri e venci o Passatempo do Dia dos Namorados da Knorr/Abreu. O prémio, esse contribuirá para uns bons dias de reposição de energias e diversão na melhor companhia, e seguramente, aumento de conhecimento em relação à nossa rica gastronomia. 
Um prato cheio de vantagens, portanto, e uma escolha que só posso agradecer aos promotores do concurso.  

É uma receita simples, onde o bacalhau, apesar de conservar a sua natureza, ganha uma nova dimensão pelos sabores e texturas criadas nos legumes envolvidos no camarão, e relaciona-se na perfeição com a minha querida e discreta polenta.






































BACALHAU LASCADO COM CRUMBLE DE CAMARÃO E PALITOS DE POLENTA
Ingredientes
(2 pessoas)
80 gr de polenta pré-cozinhada
200 ml de água
1 caldo Knorr Alho e Coentros
1 posta de bacalhau, grande e alta
4 camarões, médios
2 dente de alho, médios
Azeite qb
1 cm de gengibre fresco
1/2 caldo Knorr de Caldo de Marisco
3 colheres (sopa) de azeitona preta, picada
80 gr de espinafres
60 gr de cogumelos shimeji
Pimenta qb
Sal qb
Coentros frescos
Preparação
Começar por preparar a polenta, levando a água ao lume juntamente com o caldo Knorr Alho e Coentros, quando a água ferver juntar a polenta, em chuva e lentamente, mexendo sempre. Deixar cozinhar 4 a 5 minutos, continuando a mexer, e retirar do lume. Colocar num recipiente quadrado ou rectangular, previamente forrado com película aderente, alisar a superfície, e levar ao frigorífico cerca de 1 hora.
Levar a posta de bacalhau a cozer em água abundante durante 7-8 minutos. Retirar da água, deixar arrefecer um pouco, retirar pele e espinhas e lascar com cuidado em pedaços médios.
Entretanto colocar numa frigideira anti-aderente um fio generoso de azeite, dois dentes de alho esmagado e o gengibre ralado. Quando a azeite estiver bem quente introduzir os camarões, meio caldo Knorr de Caldo de Marisco e deixar alourar bem de ambos os lados. Quando estiverem bem cozinhados retirar, cortar em pedaços pequenos e juntar à azeitona preta e a uma colher de sopa de coentros picados. Reservar.
Retirar os dentes de alho da frigideira, adicionar duas colheres de sopa de água quente e levar as lascas de bacalhau a alourar de ambos os lados.
Retirar o bacalhau da frigideira e coar o molho sobrante para um recipiente.
Na mesma frigideira colocar os espinafres grosseiramente laminados e os cogumelos, temperar com sal e pimenta e deixar cozinhar 3-4 minutos até os legumes amolecerem e cozinharem ligeiramente. 
Tirar a polenta do recipiente, rejeitar a película aderente e corta-la em tiras de modo a formar palitos. 
Montagem: dispor um pouco de espinafres com cogumelos no prato de servir, colocar os palitos de polenta à volta, seguido das lascas de bacalhau por cima dos legumes e terminar espalhando o crumble de camarão, azeitona e coentros, a gosto. Regar com um pouco de molho e servir.