Mini Bureks de Cereja e Requeijão
Se há ano em que as loucuras do clima tiveram enorme influência no decorrer normal dos ciclos e sazonalidades naturais das frutas e legumes, está a ser este.
Não me recordo da macieira de sonho dos meus pais demorar tanto tempo a carregar. Não tenho memória de um Maio em que as fruteiras não transbordassem de ameixas. E nunca aconteceu a prima não trazer aquela caixinha, que todos os Junhos ansiamos ver chegar, com a bela cereja de Resende.
2016 mostra-se estranho e bastante anti-natura no que há agricultura diz respeito, não nos permitindo usufruir de alimentos, que tão felizes nos fazem, na sua época habitual.
Acabei por comprar alguma cereja do Fundão e felizmente apanhei-a boa. Grande, carnuda e doce, ainda deu para nos deliciarmos e serviu para compor e embelezar algumas sobremesas.
Esta receita acompanha a apresentação da Mercearia Bio. Para quem não conhece é um projecto sediado em Portimão, que surgiu em 2006 e propõe-se responder à crescente vontade de consumidores empenhados num estilo de vida mais saudável, garantindo a contínua disponibilidade e entrega de produtos biológicos por todo o país.
Para acompanhar resolvi fazer um burek doce mas saudável, super simples de executar e que se mostrou delicioso! Gosto de misturar requeijão com doce de frutos e neste formato ficou perfeito, também auxiliado pelas sementes que conferem mais textura.
MINI BUREKS DE CEREJA E REQUEIJÃO
Ingredientes
(2 mini bureks)
Preparação
Abrir a massa filo na bancada e colocar as 4 folhas sobrepostas. Cortar ao meio no sentido do comprimento criando dois rectângulos. Pincelar cada folha com azeite e polvilhar com um pouco de sementes de papoila, colocando outra folha por cima. Repetir este processo até acabar a massa filo.
Espalhar o recheio pelas folhas, deixando uma margem de massa livre a toda a volta, e “regar” com o mel restante.
Enrolar a massa delicadamente até formar um rolo comprido, pressionando as extremidades para evitar que o recheio saia. De seguida começar a enrolar o rolo sobre si mesmo, criando o efeito caracol ou espiral. Aqui é essencial ter algum cuidado pois facilmente a massa “rasga”. Depois do caracol feito, transferi-lo para um recipiente de forno – forma ou prato – previamente untado com azeite.
Se existirem pequenos rasgões, usar pedacinhos de massa para os tapar, tipo remendo. Com a cozedura eles agarram à massa do rolo sem problemas.
Comentários
Ruth Miranda
Que aspecto delicioso!!! Realmente este ano tem estado a ser um terror no que diz respeito principalmente á fruta, parece que vem toda atrasada… cerejas já apanhei algumas mas a um preço de fugir, ainda deu para fazer gosto ao dente, vá lá!!
https://bloglairdutemps.blogspot.pt
O cantinho dos Gulosos
esse interior esse aspeto magnifico é do outro mundo, mesmo fabuloso, deve ter um sabor excelente.
O Cantinho dos Gulosos
Os Bolos da Aninhas
bem!! que aspeto fantástico e de sabor deve ser magnifico!! bjs
Ana e Carla
Uau! 😛
Lia Teixeira
Olha que coisa mais linda e, imagino, deliciosa!!
A burka vai caber de certeza este ano e pode ser bem decotada…
O clima tem estado às avessas mesmo e o certo é o que dizes, reflete-se na qualidade e preços dos produtos…
Beijinhos e bom fim de semana sócia,
Lia
Tânia Tiago
Uau… Que apetitosos.
Ficaram super giros.
Bjinhos!!
Bimby & Sabores da Vida
Anónimo
Desculpe mas o que são bureks nunca ouvi falar?