Dos livros que mais me apaixonaram em 2015, o “Baking”, do Food 52, sai destacado. O que me leva a concluir que por mais que adore salgados e pratos bem coloridos e reconfortantes, os bolos e docinhos em geral acabam por me encantar mais, pelo menos em formato papel, pois na realidade tenho dificuldade em escolher.
Sempre fui uma pessoa de salgados, lembro-me bem que durante toda a infância e adolescência preferir um pão com chouriço a uma bola de berlim, de preferir uma boa e ultra-derretida sande mista a uma fatia de bolo. Nem haviam dúvidas. Nunca fui grande lambareira em relação aos doces. Facto é que com a idade isso tem vindo a mudar, infelizmente!

Queria muito este livro e acabei por ser surpreendida por uma querida menina numa das suas visitas ao Porto.
A Ana, uma das poucas pessoas que a blogosfera decidiu que deveria ser minha amiga, trouxe consigo este livro encantador, cheio de deliciosas receitas de forno, daquelas simples mas que tão bem nos sabem aconchegar numa tarde à lareira ou entre amigos (ou ambas!). Não tem grandes truques nem receitas elaboradas, cremes de cobertura, recheios e afins, mas tem propostas que simplesmente apetecem fazer e provar.

E como imaginava assim que o vi, este livro é mesmo a minha cara. Só não sei como estive tanto tempo sem fazer uma única receita. Depois de tantas marcações e diversos passeios pelas suas páginas, lá houve tempo para o estrear no forno. Saiu este Bolo de Noz Pecan e Mel, que bem acompanhado não podia ter sabido melhor.
É um bolo leve mas simultaneamente intenso. O sabor a mel sobressai e o efeito crocante da cobertura  dá-lhe um carácter bem especial.
Recentemente comprei o “Homemade Memories“, da Kate Doran, que dentro deste contexto me encantou igualmente. Aconselho muito ambos!

Inadvertidamente concluo que este post acaba por ser também um agradecimento às coisas boas que o blog me trouxe, e que não devem deixar de ser ditas: amigos e livros de culinária. Uma mais dispendiosa, outra mais terna e afectuosa, mas ambas apaixonantes e enriquecedoras à sua maneira.

E “só” por isso, Muito Obrigada, Basta Cheio!

Bolo de Noz Pecan e Mel

(Receita do Livro “Baking“, Food 52)

Ingredientes

(8-10 fatias)

|Cobertura
2 colheres (sopa) de manteiga
60 ml de mel
Pitada de sal
100 gr de noz pecan
|Massa
50 gr de noz pecan
125 gr de farinha
1 colher (chá) de fermento
1/2 colher (chá) de sal
3 ovos, separados
110 gr de manteiga amolecida
100 gr de açúcar
1/4 de chávena (chá) de mel
1 colher (chá) de extracto de baunilha
120 ml de buttermilk*

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar com manteiga uma forma de 23 cm de diâmetro, colocar um círculo de papel vegetal no fundo, pressionando de forma a garantir que fique bem colado à forma.
Para a cobertura colocar a manteiga, o mel e o sal num tachinho e levar a lume branco até a manteiga derreter completamente. De seguida verter na forma e espalhar a noz pecan por cima. Reservar.
Para a massa do bolo, triturar a noz pecan juntamente com uma colher de sopa de farinha. Passar a noz para um recipiente e juntar a farinha, o fermento e o sal e misturar.
Bater as claras em castelo e reservar.
Bater de seguida a manteiga com o açúcar até ficar um preparado fôfo e uniforme. Acrescentar as gemas, a baunilha, o mel e o buttermilk e bater mais um pouco. Acrescentar a farinha e bater ligeiramente apenas até estar envolvida (não bater demais!). Finalmente adicionar as claras e envolver delicadamente.
Colocar cuidadosamente a massa na forma sobre a cobertura e levar ao forno por cerca de 35-40 minutos., até verificar que o palito sai limpo ao teste.
Retirar do forno, deixar arrefecer apenas uns minutos e desenformar com cuidado. Remover o papel vegetal também com atenção. Se eventualmente alguma noz vier colada ao papel basta voltar a colocar no bolo, pois depois de esfriar ficam perfeitamente agarradas. Servir.

*Para fazer o buttermilk basta colocar 120 ml de leite num copo e juntar uma colher de sopa de sumo de limão. Aguardar 5 minutos e usar.