Arroz de Especiarias, Espinafres e Queijo de Cabra
O conceito “one pot” é dos mais usados por cá quando o tempo não abunda e necessitamos de agilizar as refeições. Basta um recipiente de fogão e toca a ir acrescentando o que bem entendermos.
Ao apresentar essa vantagem, esta forma de confecção não tem necessariamente de comprometer o sabor e consistência do resultado final. Os ingredientes e condimentos escolhidos esses sim fazem a diferença necessária para chegarmos a boa comida.
Adoro arroz malandro e cheio de molhinho, normalmente com abundância de hortaliças e leguminosas. Mas os gratinados também tem aquele lugar cativo por cá. Lembro-me sempre do antiguinho Empadão de Carne que a minha mãe fazia com arroz, em que aquela crostinha estaladiça no topo, criada pelo pincelar ovo com que se terminava o prato, era um dos meus pedaços favoritos.
Como o que aqui pretendia era um bom arrozinho firme e solto, com um toque especial a criar aquela magia na cobertura, lá seguiu o arroz para finalizar no forno.
É um arroz simples onde a mistura de especiarias cria a intensidade necessária, e o queijo de cabra juntamente com os fios de bacon são mesmo a mais valia final que “desbanalizam” o prato.
Por aqui foi aprovadissimo! Tanto para acompanhamento como para comer assim, por si só.
Usei uma versão de arroz vaporizada que continua a ser das da minha preferência, simplesmente porque conserva lindamente a firmeza e textura do grão, garantindo sempre óptimos resultados.
Segue então para a mesa do mês da Marta, onde o grande ingrediente é o Arroz, e a sua consideravel versatilidade será seguramente bem evidenciada.
ARROZ DE ESPECIARIAS, ESPINAFRES E QUEIJO DE CABRA
Ingredientes
(4pessoas)
Azeite qb
1 cebola média
2 dentes de alho
2 folhas de louro
1 colher (sobremesa) de Ras El Hanout
1/2 colher (sobremesa) de cominhos
1 pitada de coentros em pó
Pimenta qb
Sal qb
1/2 pimento vermelho
80gr de bacon em cubos
50 gr de bacon em fios
1 colher (sopa) de pasta de pimentão
220 gr de arroz vaporizado Pato Real
500 ml de caldo de legumes
100 gr de espinafres frescos
80 gr de queijo de cabra
Sementes de sesamo branco
Preparação
Levar um tacho largo ao lume com um fio generoso de azeite. Juntar a cebola picada, o alho esmagado, as folhas de louro partidas e deixar refogar 1-2 minutos. De seguida juntar as especiarias – ras el hanout, cominhos e pimenta – os cubos de bacon e o pimento também cortado em cubinhos pequenos. Deixar refogar uns 2-3 minutos até o bacon e o pimento libertarem sabor, e juntar o arroz. Deixar o arroz “fritar” cerca de 4-5 minutos, mexendo para não agarrar. Adicionar a pasta de pimentão, o caldo de legumes, temperar com sal e deixar cozinhar no mínimo até o arroz estar quase cozido. Cerca de 10-12 minutos. Nessa altura adicionar os espinafres laminados, rectificar temperos e deixar cozinhar mais 2 minutos.
Pré-aquecer o forno no grill. Colocar o arroz num prato ou travessa de ir ao forno, espalhar por cima o queijo de cabra em pedaços, o bacon em fios e um pouco de sementes de sesamo. Levar ao forno até a superfície começar alourar, e o queijo e o bacon estarem gratinados.
Retirar do forno e servir.
Comentários
Marta Dionísio
Olá minha doce,
no que toca a arrozes estou a ver que sou muito parecida contigo. Sim adoro aqueles que ficam mais malandrinhos, seja por uma questão de opção ou às vezes forçada, como já te expliquei num comentário anterior, sendo que a razão maior para gostar dos malandrinhos seja mesmo o poder molhar o pãozinho no final da refeição! Grande pecado eu sei, mas sabe mesmo bem 🙂
Mas os de forno, aqueles que ficam com uma camada bem estaladiça no topo, arrebatam qualquer “rice lover”!
Esta tua receita é tudo menos banal. A união de sabores parece-me perfeita, e esses fios de bacon, deixam-me doida! 🙂
Beijinhos minha querida
Marta
Bárbara Clara Brito
Belo arroz. Levo comigo para fazer um dia destes. 🙂
Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/
Ruth Miranda
One pot dishes comigo são recorrentes. Não que não tenha tempo de sobra para confeccionar refeições de outra forma mas há qq coisa neste “tudo ao molho e fé em deus” de cozinhar assim que a mim me encanta, me seduz. Como o aspecto deste arroz, até babei!
https://bloglairdutemps.blogspot.pt
Maria Helena
Belo aspecto , embora não conheça certos ingredientes ( perdoem a ignorância ) . Tentar pesquisar , obrigada .