Creme de Arroz e Amêndoa com Frutos Vermelhos
O arroz marcou sempre grande presença cá em casa, e ainda hoje, continua a ser o acompanhamento mais frequente.
Proporcionalmente à relação tão familiar que tenho com ele, tenho-lhe também um enorme respeito, no sentido de saber como é delicado e pouco fácil fazer um bom, um óptimo, arroz. Um arroz qualquer é simples e atingível a toda a gente, mas fazer um excelente arroz nem por isso.
Não sou propriamente uma perita em arroz e vou-me safando nos malandrinhos e nos “fritos”. Risottos depende dos dias. E gosto particularmente dos vaporizados porque me garantem aquela textura que aprecio mais.
Este mês, a Marta na companhia do Arroz Pato Real, convidam a trazer receitas com Arroz à sua mesma de Abril. Porque o desafio “Ingrediente do Mês” já faz um ano e está, portanto, de Parabéns, merece o melhor.
Resolvi começar por uma versão doce cuja inspiração começou num livro e acabou no Pintrest, sendo adaptado para algo mais ao agrado.
No estimulante “Green Kitchen Travels” vi a receita de um curioso pudim de arroz frio, que me apresentou um doce dinamarquês tradicional do Natal, o Risalamande. Depois de várias pesquisas e inspirações cheguei a esta espécie de arroz doce com amêndoa coroado por doce de frutos vermelhos.
Achei curiosa a sua conjugação de sabores e texturas, assim como a capacidade de aliarmos o carácter tradicionalmente mais “pesado” do arroz doce como o conhecemos, à leveza e vibrância dos frutos.
Fica particularmente bom tudo envolvido, e mesmo prescindindo de ovos e manteiga torna-se super cremoso e consideravelmente mais ligeiro.
Muito interessante esta sobremesa que espero seja apenas a primeira sugestão com arroz que andará por aqui este mês. É diferente e algo alternativa relativamente às versões de arroz doce mais convencionais, serve-se frio, e no doce dinamarquês original ainda se incorporam natas ao preparado base! Não o fiz mas fiquei a pensar nesse resultado. Considerando que o fruto usado tradicionalmente é a cereja, acho que lá para Junho uma reprodução fidedigna não me escapará.
Martinha, espero que agrade. Doçura, sabor e cor traz com certeza à tua mesa!
CREME DE ARROZ E AMÊNDOA COM FRUTOS VERMELHOS
(Adaptada da Receita Chilled Rice Pudding and Citrus Syrup, do livro Green Kitchen Travels)
Ingredientes
(5-6 copinhos)
|Creme de Arroz
150 gr de arroz carolino Pato Real
250 ml de água
800 ml de bebida de amêndoa
1 pitada de sal
4 colheres (sopa) de malte de cevada (ou mel, geleia de arroz, agave, etc.)
3 casquinhas de lima
100 gr de farinha de amêndoa (amêndoa moída)
|Frutos Vermelhos
100 gr de framboesa
70 gr de amoras
100 gr de mirtilos
2 colheres (sopa) de açúcar
1 pitada de pimenta
Sumo de limão
1 colher sobremesa de amido de milho
Amendoa laminada torrada para decorar
Preparação
Levar a água e o arroz a cozerem num tachinho durante cerca de 2 minutos. De seguida juntar a bebida de amêndoa, o sal e a casca de lima e deixar cozinhar em lume brando cerca de 20-25 minutos até o arroz estar cozido. Ir mexendo e ter atenção para não deixar agarrar, adicionando mais bebida de amêndoa se necessário.
Adicionar 3 colheres de sopa de malte de cevada, ou outro adoçante à escolha, e envolver bem no arroz. De seguida acrescentar a amêndoa moída e voltar a mexer. Retirar do lume, rejeitar a casca de lima e distribuir por copinhos, taças ou numa travessa de servir. Deixar arrefecer.
Para o molho de frutos vermelhos, colocar todos os frutos num tachinho juntamente com meia colher de sopa de sumo de limão, uma colher de sopa de malte de cevada e uma pitada de pimenta. Deixar cozinhar em lume brando cerca de 4-5 minutos até os frutos começarem a amolecer e libertarem o seu suco.
Diluir bem o amido de milho em meia colher de sopa de água e adicionar aos frutos. Mexer bem, deixar engrossar ligeiramente e retirar do lume. Deixar arrefecer e distribuir um pouco de molho por cima do arroz.
Colocar a amêndoa laminada por cima e servir.
Comentários
Marta Dionisio
Olá minha querida,
Concordo em pleno contigo na opinião que fazer um bom, um ótimo arroz, não está ao alcance de todos. Eu, por exemplo, confesso que só há muito pouco tempo que tenho uma relação mais pacífica com a tarefa de fazer arroz. Quase sempre me ficava pelas versões malandrinhas, nas quais conseguia melhores resultados. Quando se tratava de fazer arroz cozido soltinho a coisa corria quase sempre mal. Depois felizmente descobri os vaporizados, que raramente nos deixam passar vergonhas! Entretanto, e depois de muitas lutas, lá encontrei uma técnica que funciona bem comigo, e que se resume a usar uma medida de líquido para uma de arroz e cozer em lume baixo…tem resultado ?
De momento a minha paixão recai mais sobre os risottos, dos quais tenho descoberto receitas maravilhosas.
Desabafos à parte e falando sobre a tua receita, aqui há uns tempos fiz uma versão parecida também com bebida de amêndoa e compota de pêssego, e gostei tanto! Esta versão com frutos vermelhos ainda deve ficar melhor ?
Gostei muito como é óbvio, e acho que vai ficar maravilhosa na nossa mesa ?
Beijocas enormes
Marta
De Olho na Mesa
Viva!
Só dispensava a amêndoa mas as fotos estão lindas!
Parabéns!
beijinhos