Salada Suculenta com Húmus de Espinafres e Coentros
Gosto de saladas. Prefiro-as como complemento e dificilmente troco outro bom prato de comida por uma salada se esta não me acrescentar algo mais, mas consigo-as colocar no lugar de prato principal se trouxerem consigo algo de mais consistente, novo, estimulante e bom.
A imbatível frescura de uma boa salada e a leveza dos vegetais que habitualmente a constituem ganham toda outra dimensão quando complementadas com o efeito crocante, que para mim transforma tudo.
A textura, atributo tão essencial em qualquer bom prato, é altamente transformadora e esta receita é um bom exemplo disso.
Como estamos no tempo dele, do calor, também estamos no tempo dela, da salada. A vontade de aligeirar que se vai impondo obriga a pensar em soluções que componham e satisfaçam mais. Em que o abundante verde possa servir de cama a outros ingredientes. Igualmente ligeiros mas de alguma forma estimulantes.
Ao tomar contacto com os Sea Fingers, pelas mãos da Riafresh, a vontade de os usar para enriquecer uma boa salada foi imediata.
Estes pequenos suculentos, que tenho de confessar, encantaram-me ainda mais do que a Salicornia. Chegaram-me bem frescos e viçosos e rapidamente se mostraram super alinhados com um pratinho bem fresco e saboroso.
São uma planta comestível muito usada para decoração e que conjuga bem com carne, peixe, marisco e saladas.
O que mais sobressai e encanta é a sua forma encorpada e elevada suculência, conferindo aquela toque texturado especial ao prato.
Rendi-me a estes meninos e aconselho a conhecerem melhor no site ou página de facebook da marca.
Esta suculenta salada degustada com o melhor húmus que já fiz, concretiza uma refeição, de preferência feita no jardim, daquelas que guardamos no coração.
Por aqui, onde o verdadeiro Verão ainda está a começar, nada melhor que uma travessa colorida e bem vibrante como esta para vos desejar Boas Férias.
Nós cá vamos fazer muito por isso!
SALADA SUCULENTA COM HÚMUS DE ESPINAFRE E COENTROS
Ingredientes
(2-3 pessoas)
|Humus
1 chávena de grão de bico cozido
1 dente de alho, médio
1 mão cheia de folhas de espinafres cruas
1 molho de coentros frescos
1 colher (sopa) de tahini
Sal
Pimenta
Pimentão doce
Sumo de limão
Azeite
Semente de sésamo branco
|Salada
Mistura de alfaces
Rúcula
1/4 de melância
1 queijo mozzarella fresco
Coentros frescos
Sea Fingers
Molho vinagrete
Grissinos, tostas e pão para acompanhar
Preparação
Começar por fazer o húmus. Colocar na trituradora/processador o grão, o alho, o tahini, os espinafres, os coentros, os temperos e o sumo de limão, e triturar bem até obter uma pasta minimamente uniforme. Rectificar temperos, adicionar um pouco de azeite e triturar mais um pouco. Se estiver demasiado densa/presa, adicionar mais sumo de limão e um pouco de água até obter uma consistência mais cremosa. Reservar no frio até servir.
Para a salada, limpar e preparar as alfaces, juntar a rúcula e temperar com molho vinagrete. Cortar a melancia em cubos e lascar o queijo em pedaços e juntar aos vegetais. Dispor os sea fingers e os coentros por cima.
Servir na companhia do húmus polvilhado com sementes de sésamo, um fio de azeite e pimentão doce fumado, com grissinos, tostas e/ou pão a gosto.
Comentários
Avelã
Sou assim também, no geral saladas só para acompanhamento, mas há algumas que merecem a exceção! E uma salada com ingredientes bons é uma refeição maravilhosa 🙂
As fotos como sempre estão perfeitas, o mozzarella parece tão cremoso 😀