O figo é um daqueles frutos bem perecíveis e de passagem veloz pelos nossos dias. Tanto que nem todos os anos me dá a honra da sua presença. São frágeis, delicados e deliciosos, quando bons.

É um fruto com forte carácter sazonal e acredito que isso ajude a aumentar o seu “estatuto de difícil”. Tem uma textura única que gosto muito e é obrigatório que tragam com eles muito mas muita doçura.

É já habitual todos os anos fazer uma receita onde os cozinho, mas sinceramente são ao natural que me sabem melhor. Sendo que em contraste com ingredientes salgados também podem ficar divinais. Esta continua a ser uma das minhas propostas favoritas onde se incluem.

Neste caso, havia chegado de férias e queria um doce ligeiro mas com intensidade (sempre!). Tinha os primeiros figos do ano e deu vontade de os juntar ao chocolate. A amêndoa veio conferir a humidade e textura desejadas.
O interior é algo frágil, conjugando lindamente com o corpo do figo. Nada enjoativo, resultou numa tarte/bolo simples e maravilhosa!

E assim, na melhor companhia, se finalizaram os verdadeiros dias de Verão do ano. No próximo há mais!

TARTE DE CHOCOLATE, FIGOS E AMÊNDOA

Ingredientes

(8-10 fatias)

120 gr de chocolate negro (70% de cacau)
3 ovos
80 gr de açúcar mascavado
60 ml de óleo (usei girassol)
1 colher (sobremesa) de extracto de baunilha
150 gr de farinha de amêndoa (amêndoa ralada)
1 colher (sopa) de amido de milho
1 colher (sobremesa) de fermento
6-8 figos frescos
Amêndoa laminada qb
Açúcar em pó para polvilhar (opcional)

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma redonda de 20-22 cm de diâmetro (de preferência de fundo amovível) com manteiga e revesti-la com papel vegetal também untado. Reservar.
Partir o chocolate em pedaços e levar a derreter em banho maria. Retirar do quente e deixar arrefecer ligeiramente.
Bater os ovos com o açúcar até estarem bem envolvidos. Acrescentar o óleo, o extracto de baunilha e o chocolate já morno e bater um pouco mais. De seguida adicionar a amêndoa ralada e o amido de milho e envolver bem. Juntar o fermento e envolver na massa.
Verter a massa na forma, dispor os figos abertos ao meio a gosto, salpicar com amêndoa laminada e levar ao forno cerca de 25 a 30 minutos até a massa ficar firme nas extremidades.
É suposto que ao centro fique menos cozido.
Retirar do forno, deixar arrefecer e desenformar com cuidado.
Servir simples ou polvilhado com açúcar em pó.