Ratatouille de Forno com Feta e Salicornia
Dos clássicos da gastronomia mais famosos do mundo, muitos nos chegaram das formas mais caricatas e menos prováveis. Quem ainda não conhecia este prato de legumes francês, passou seguramente a identifica-lo devido ao famoso filme do ratinho com o mesmo nome.
O surgimento do Ratatouille remonta ao sec. XVIII, na região da Provença e dispensa grandes apresentações. Pode ser servido como acompanhamento ou assim a solo, e é de grande simplicidade na sua execução.
Já o tinha feito uma ou duas vezes na versão mais convencional, refogada no tacho. Aqui resolvi formatar tudo em rodelas e levar ao forno. Ganhou direito a partilha pela intensidade e sabor extra que adquiriu.
Bem sabemos que o forno tem o dom de transformar os legumes, que assados se elevam com distinção. Neste caso, o feta e a salicórnia conferem ainda mais sabor e aquela texturinha essencial em qualquer boa comida.
Por algum motivo, ainda que inadvertido e inconsciente, este prato, que foi já feito no final das férias, apenas agora é publicado. Curiosamente este mês, em que a Marta escolhe a minha recente adorava batata doce como tema da edição de Novembro, o belo ratatouille resolve apresentar-se e orgulhosamente figurar na sua mesa.
É saudável, é delicioso e é bem apelativo, digo eu.
Sugiro que experimentem e recebam muito bem a nova estação.
Ratatouille de Forno com Feta e Salicornia
Ingredientes
(4 doses)
Azeite qb
2 dentes de alho
1 cebola grande
1 pimento verde frande
1 curgete
1 beringela
2 tomates chucha médios e maduros
2 batatas doces de polpa laranja, médias
Sal
Pimenta
Pimentão doce fumado
2 folhas de louro
Salsa fresca
Sumo de limão
100 gr queijo feta
Salicornia (Riafresh)
Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Descascar o alho, esmaga-lo para um recipiente e juntar umas 4-5 colheres de azeite, uma pitada de sal, pimenta, pimentão doce, o louro partido, dois raminhos de salsa e um pouco de sumo de limão. Mexer bem e deixar a repousar enquanto se preparam os legumes.
Descascar a cebola e a batata e corta-las às rodelas. Cortar os pimentos em rodelas e retirar as sementes. Cortar igualmente o tomate, a curgete e a beringela em rodelas. Todas de espessuras semelhantes, de cerca de 4-5 mm de espessura (a batata doce deve ficar um pouco mais fina, pois exige mais tempo de cozedura).
Numa travessa/prato de ir ao forno colocar um pouco do molho e distribuir os legumes a gosto, começando pela batata e cebola no fundo, distribuindo os restantes legumes, a gosto.
Verter o restante molho por cima dos legumes e levar ao forno cerca de 30-35 minutos. Se a os legumes da superfície começarem a queimar demasiado, proteger com papel de alumínio.
Espetar a ponta faca na batata e se já estiver cozinhada retirar do forno.
Distribuir um pouco o queijo feta desfeito, salsa picada e salicornia por cima dos legumes e servir de imediato.
Comentários
Mrs. Margot
Hum que aspecto maravilhoso, adorei a receita, vou anotar! =)
http://mrs-margot.blogspot.pt/
Marta Dionísio
Olá Susaninha,
tenho de começar por dizer que nunca provei ratatouille… yep…. shame on me, I know. Mas é a verdadinha 🙂
Tenho imensa curiosidade, mais que não seja pelo entusiasmo que existe à volta da receita, mas a verdade é que tem ficado para segundas instâncias.
Esta tua versão de forno, ainda me suscita mais interesse, não fosse eu uma apaixonada por comida de forno, e pela, como tu tão bem dizes, capacidade que o forno tem de elevar os sabores dos ingredientes.
Uma receita vencedora, com certeza!
Beijocas grandes
Marta