VICTORIA SPONGE CAKE
Um dos maiores e indubitáveis clássicos da pastelaria mundial chega para, discretamente, embelezar a 29ª edição do nosso Sweet World.
O reconhecidíssimo british Sponge Cake, cuja aparente simplicidade não deve ser tida como certa, é um bolo sóbrio e elegante, que com o recheio certo facilmente se transforma numa iguaria muito interessante.
Uma mistura básica de 4 ingredientes apenas – ovos, açúcar e farinha e manteiga – criam uma das massas mais disseminadas de sempre.
Dados históricos apontam para o surgimento da versão moderna deste doce no início do século XIX, todavia, as suas raízes mais distantes situam-se na época do Renascimento, século XV, altura em que eram usados nos mais diversos formatos e aplicações, e teriam nomes distintos, desde “pão de biscoito” e “dedo de moça”.
Portugal, Espanha e principalmente Itália são países por onde marca presença à data do seu surgimento. Por terras italianas chama-se Pan di Spagna e é um doce tradicional de referência. Por cá traduzem-no frequentemente para Pão de ló, o que, confesso, me faz alguma confusão. Quem conhece as duas receitas facilmente percebe que a ausência de gordura faz toda a diferença, e sinceramente, muda completamente o sabor e a natureza do bolo. Noutros tempos talvez se assemelhassem, hoje não.
Na América também marca presença, mas ainda que seja uma receita transversal a muitas regiões do globo, e a base de muita da pastelaria mundial, foi em Inglaterra que se impôs de forma mais enraizada e sobressai até aos dias de hoje.
É considerado um dos primeiro bolos não fermentados e a receita chega a Inglaterra no início do século XVIII, levando as adaptações necessárias até estabilizar no que hoje encontramos: um bolo bem ligeiro e arejado, cujo crescimento se deve ao efeito dos ovos.
Uma das versões mais famosas será sempre o Victoria Sponge Cake, que apresenta a característica de ser recheado com natas e doce de framboesa, por ser este o favorito da rainha com o mesmo nome, e polvilhado com açúcar em pó.
Optei por executar para esta edição, contudo, usei doce de mirtilo em substituição da framboesa.
O meu desamor de estimação por massas que considero secas fez com que adiasse a sua execução por demasiado tempo. Tendencialmente sou adepta de texturas mais densas e húmidas. Aos meus olhos o aspecto de algumas massas até consideradas fôfas dão a sensação de serem secas.
Há cerca de dois anos fiz pela primeira vez este clássico, numa versão algo diferente que podem ver aqui, e, ainda que não o tenha na lista das minhas massas favoritas, é um bolo que conquista pela versatilidade que pode apresentar ao nível dos recheios.
Todavia, se me perguntam se era capaz de recusar uma boa fatia com natas e morangos ou outro fruto vermelho, a resposta seria: claro que não! Pois sabe-me muito bem quando devidamente acompanhado.
Desta vez adaptei as quantidades e resolvi mudar o método, batendo primeiro os ovos com o açúcar, adicionando a manteiga de seguida e terminado com a adição de farinha que apenas envolvi. Sinceramente, acho que ficou mais fôfo do que me lembro da última vez. Pelo menos agradou-me mais esta textura. As receitas originais que conheço, várias de chefs britânicos, indicam, por norma, a mistura dos ingredientes todos ao mesmo tempo.
Ainda que pareça algo básico numa primeira análise da receita, os cuidados maiores devem estar na execução, considerando que a massa deve resultar sempre leve, delicada e arejada para se considerar um verdadeiro Bolo Esponja.
As dicas essências passam por usar os ingredientes sempre à temperatura ambiente, bater muito bem os ovos com o açúcar para incorporar ar no preparado e envolver delicadamente a farinha nos ovos, precisamente para não retirar ar à massa.
A versão actual europeia inclui o uso de gordura, na forma de manteiga, que acaba por lhe conferir mais sabor e acrescer alguma maciez.
Para quem não apreciava particularmente este bolo, vi-me, nesta edição do Sweet World, a olhar para ele com outros olhos. Penso que me entenderão assim que visualizem a imagem da fatia. Aquela textura ficou realmente leve e apaixonante.
Se aceitam o desafio e se querem juntar a nós na execução deste clássico da pastelaria mundial, basta seguirem as seguintes regras:
- Tem até ao dia 20 de Junho para nos apresentarem o vosso doce, deixando aqui neste post o link da vossa participação;
- Só participações enviadas até este dia serão consideradas;
- Neste mesmo dia, 20 de Junho, será publicado no blog da Lia o tema da próxima edição;
- O round up desta 29ª edição será publicado aqui no blog no dia 25 de Junho.
VICTORIA SPONGE CAKE
Ingredientes
(8-10 fatias)
|Massa
3 ovos médios
170 gr de açúcar
170 gr de manteiga sem sal, amolecida
170 gr de farinha
1 colher (chá) de extracto de baunilha
1 colher (café) de fermento
|Recheio
150 ml de natas
80 gr de açúcar em pó + para decorar
5-6 colheres (sopa) de doce de mirtilo
Mirtilos frescos para decorar
Preparação
Para o bolo: pré-aquecer o forno a 170ºC.
Untar com manteiga e forrar o fundo com papel vegetal, também untado, de duas formas redondas de 18 cm de diâmetro. Reservar.
Peneirar a farinha e o fermento para um recipiente, permitindo que arejem bastante.
Bater os ovos com o açúcar até estar fôfo, adicionar a baunilha e a manteiga de seguida e bater um pouco mais até estar bem envolvido. Adicionar a farinha com o fermento apenas envolvendo.
Distribuir o preparado em igual quantidade pelas formas, e levar ao forno cerca de 25 minutos. Fazer o teste do palito e se sair seco retirar do forno.
Passados 30 segundos passar a faca delicadamente pela lateral para soltar a massa da forma. De seguida retirar das formas e coloca-los sobre uma grelha de arrefecimento, com o fundo virado para cima.
Se os bolos formarem altos acentuados no topo, aparar pelo menos um, que será o disco da base.
De seguida bater as natas do recheio até ficarem firmes e adicionar o açúcar. Bater um pouco mais e colocar no frio até usar.
Montagem: colocar um disco no prato de servir e espalhar o doce por cima do disco inferior. De seguida distribuir as natas generosamente. Colocar o segundo disco por cima, polvilhar com açúcar em pó e decorar com mirtilos. Servir.
Conservar no frio.
Nota: para um melhor resultado do recheio, colocar a embalagem das natas 15 minutos no congelador antes de bater.
Comentários
Paula Moita
Hum… gostei muito desta versão de sponge cake! Vou tentar participar no vosso desafio!
Lindas fotos, muito inspiradoras!
Beijinhos
sao33
Ficou maravilhoso e tem um recheio que me agrada.
Boa semana
Joana
Que lindo que ficou querida Susana 🙂
Apetece-me já comer uma fatia!
Vou ver se consigo participar este mês!
Um beijinho linda
Cláudia Maria Faustino da Rocha e Vasconcelos
Pronto… tenho as minha cobaias já a babar perante o que os espera…
🙂
Beijinho e até breve 🙂
C
Paula Guerreiro
Susaninha, que lindo que ficou o teu Victoria!
É sem duvida um bolo muito versátil e requintado, mas confesso que não sou lá muito apreciadora deste tipo de bolo (sponge cake). Já o recheio, gostei bastante da combinação do doce com o chantilly.
Aqui fica a minha participação, beijinhos.
https://sugar-bites.blogspot.com/2018/06/victoria-sponge-cake.html
Paula G.
Lia
Querida sócia,
Aqui fica o meu Victoria Sponge. Um bolo que, como sabes adoro e quenão podia faltar neste nosso SW.
Adoro e aprovo a textura do teu e a adição do doce de mirtilos, pois comia uma fatia desde o momento que o publicaste…
https://lemonandvanilla.blogspot.com/2018/06/victoria-sponge-cake-sweet-world.html
Beijinhos e espero que aproves o meu post (editado),
Lia
Elsa Nunes
Ola boa tarde querida Susana.
Venho aqui deixar o meu Victoria Sponge Cake, adorei fazer confesso que de inicio não me entusiasmei muito mas acabei completamente perdida de Amores Por ele.
https://flor-de-rosmaninho.blogspot.com/2018/06/victoria-sponge-cake-sweet-world.html
Beijo
Elsa
Helena Pereira
Olá Susana!
Como sempre, é um prazer participar neste Vosso desafio! E mesmo em cima da hora, aqui fica a minha participação, com uma receita simples mas que resultou na perfeição!
https://cookingbooksblog.blogspot.com/2018/06/victoria-sponge-cake-fruta.html
Um beijinho!
Helena
Cooking
Márcia Carreiro José
Olá Susana: adoramos este bolo cá em casa. Fácil de fazer e ainda mais de comer.
Aqui fica a minha participação: http://pratacasas.blogspot.com/2018/06/victoria-sponge-cake.html
Bjn
Márcia
Bruno Espadana
Já andava há meses a acompanhar o Sweet World e a pensar em começar a participar. Foi desta!
Usei a receita do Yotam Ottolenghi e da Helen Goh (do livro ‘Sweet’, que rapidamente se tornou o meu primeiro ponto de partida para inspirações e receitas). É uma receita interessante, porque usa massa genoise em vez da tradicional Victoria Sponge. O bolo fica leve e muito saboroso – e o creme de chocolate branco ‘casa’ muito bem com os morangos.
Receita publicada aqui – http://pontoespadana.blogspot.com/2018/06/receita-victoria-sponge-morangos-chocolate-branco.html
Cristiane Leite
DIVINO !!!! Eu não conhecia a história deste bolo, adorei! Fiquei encantada com as suas fotos, são lindas!!!! AMEI a receita e quero reproduzi-la assim que me for possível!!! Beijinhos
Cláudia Maria Faustino da Rocha e Vasconcelos
Ora então aqui vai o Sponge Cake aqui do calor (que não se aguenta)!!!
Vai sem fatias porque foi directamente para uma sadinhanda de Sto António; feio levar aberto, né, mas podem adivinhar o interior pelo que se vê por fora 🙂 Fofo que só ele!
Muito obrigada, minhas queridas, por este passatempo (não me canso de dizer).
Beijocas sweets
Cuca
Cláudia Maria Faustino da Rocha e Vasconcelos
Oops… faltou o link (é do calor)
https://dbiscoito.blogspot.com/2018/06/sponge-cake-com-sabor-ceu-azul-e-areias.html
Bjinhos
Sofia Nora
Olá Susana, espero ainda ir a tempo de colocar a minha participação no desafio deste mês! É a primeira vez que participo e adorei!! Obrigada! Envio o link: https://mycaramellove.wordpress.com/2018/06/20/victoria-sponge-cake/
sandra neiva
Susanita ainda é dia 20!!!
Aqui fica a minha participação.
https://thatcakesweet.blogspot.com/2018/06/victoria-sponge-cake.html
beijinhos
Sara Loureiro
Olá Susana.
Adoro este bolo. O teu está lindo e deixa vontade de ir a correr para a cozinha.
Claro está que tinha que o fazer.
Deixo aqui o sponge que fiz. Espero que gostem!
Beijinhos
Sara
https://happylifeinthekitchen.blogspot.com/2018/06/queen-vitoria-sponge-cake-roll.html