Os actores principais desta receita calham de ser dos pequenos chocolates mais viciantes dos últimos tempos. Ainda que não aprecie chocolate de leite, menos ainda se for muito doce, os Crocantes de Caramelo que a Raquel, mentora da Pedaços de Cacau, me apresentou há tempos tornaram-se nos meus “bombons” favoritos.

É difícil de explicar, mas sei e garanto que se provarem entenderão de imediato.
Não são demasiado doces, tem um aroma incrível e uma textura perfeita. Tem o tamanho ideal mas parece que nunca nos chega comer apenas um, ou dois… ou três.

Para a rubrica “Cheio de Cacau” deste mês pensei numa receita que os destacasse e conservasse a sua natureza em termos de sabor e textura. A base intensa e pouco doce destas mini-tartes contrastam no ponto com a cobertura rica em pedaços de crocantes de caramelo, e juntos dão forma a um doce bem achocolatado mas simultaneamente de alguma ligeireza.
Os crocantes fundem-se na massa sem perder a sua essência e criam um doce intenso e delicioso, bem simples e fácil de executar mas com aquele ar bem decadente que apela a uma valente trinca.

A garantia é de que aqui o caramelo não cria nenhum tipo de resultado enjoativo, antes pelo contrário, prima pela diferença dando lugar a uma relação sabor/textura incrível.

Não se limitem a observar as fotos e imaginar como será saborear estas pequenas e marcantes tartes. Arregacem as mangas e façam-nas já para a mesa de Páscoa.

 

MINI TARTES FUDGE DE CHOCOLATE E CROCANTES DE CARAMELO

Ingredientes

(5 mini tartes)

150 gr de chocolate negro (70% de cacau)
75 gr de manteiga sem sal, à temperatura ambiente e cortada em cubos pequenos
2 ovos grandes
50 gr de açúcar mascavado claro
1 colher (chá) de extracto de baunilha
2 colheres (sopa) de farinha de amêndoa (amêndoa ralada)
40 gr de farinha de espelta (pode ser substituída por farinha de trigo)
50 gr de Crocantes de Caramelo da Pedaços de Cacau
Açúcar em pó para polvilhar
Queijo ricota ou crème fraiche para acompanhar (opcional)

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar com manteiga as forminhas de mini-tartes, forrar o fundo com papel vegetal e voltar a untar. Reservar.
Derreter o chocolate em banho maria e acrescentar o manteiga. Retirar do lume assim que esteja tudo bem derretido e envolvido. Deixar arrefecer quase completamente.
Bater os ovos com o açúcar até atingir um preparado algo fôfo. Adicionar ao chocolate, acrescentar a baunilha e mexer bem. De seguida acrescentar as farinhas e envolver apenas até estar bem uniforme, sem mexer muito.
Verter um pouco de massa em cada forminha e colocar por cima pedaços de crocantes de caramelo grosseiramente partidos.
Levar ao forno cerca de 15 minutos, até a superfície estar firme (evitar deixar cozer demais para não secar a massa). Retirar do forno e espalhar de imediato um pouco mais de pedaços de crocantes de caramelo.
Deixar arrefecer um pouco e servir morno, polvilhado com açúcar em pó, simples ou acompanhado de queijo ricota ou crème fraiche.