Para uma das semanas mais rosa e vermelha do ano, aquela em que São Valentim se festeja, apeteceu-me explorar um ingrediente, cromaticamente contextualizado na época, que raramente uso. A beterraba!
É vermelha, intensa, e, de facto, sabe a terra. Esta última característica é que mais me cria reservas e me leva a coloca-la apenas em sopas ou purés, que ao levar outro tipo de sabores capazes de dissipar o seu próprio, a tornam mais interessante ao degustar.
Entendi que a neutralidade da polenta poderia absorver bem a intensidade da beterraba. E que, além disso, o resultado visual seria bem apelativo. Resultado idêntico ao que obtenho com os espinafres, por exemplo. A polenta além de sair enriquecida sai ainda mais bonita.
Nesta proporção fica cremosa, sendo muito fácil “prende-la” mais reduzindo a diferença de quantidade entre a água e a farinha.
A junção dos cogumelos em coentrada, repletos de sabor, seguidos do apurado feta, são o seu complemento perfeito.
Assumidamente um dos meus ingredientes de eleição, esta farinha de milho é capaz de se multiplicar numa série de pratos e resultados super interessantes e diversificados, seja em doces ou salgados.
Continuo a achar que é um alimento sub-valorizado, e que bem promovido e explorado faria muito mais gente feliz.
As nossas tradicionais papas de carolo, milho frito e outras iguarias com a mesma base, naturalmente que tem o seu mérito, mas o potencial deste ingrediente merece muito mais.Fica a sugestão, bem simples e saudável, de uma forma diferente de apresentar polenta, com o desejo de que pelo menos desperte curiosidades e possa colorir um belo serão.

 

POLENTA DE BETERRABA COM COENTRADA DE COGUMELOS E FETA

Ingredientes

(2-3 pessoas)
400 ml de água
Azeite
3 dente de alho
1 folha de louro
2 colheres (sopa) de parmesão ralado
120 gr de polenta pré-cozinhada
1 beterraba média em puré
Sal
Pimenta
Pimentão doce fumado
Coentros frescos qb
150 gr de cogumelos
75 gr de queijo feta
Sementes de girassol

Preparação

Num tachinho levar ao lume a água com um dente de alho esmagado, a folha de louro, um fio de azeite e uma pitada de sal. Quando a água ferver, acrescentar a polenta, em chuva e delicadamente, mexendo sempre. Deixar cozinhar 2 minutos e acrescentar o puré de beterrada e o parmesão. Envolver bem, acrescentar um pedaço de coentros picados e deixar cozinhar mais 3 minutos. Retirar do lume e reservar.
Lavar os cogumelos e corta-los em quartos. Colocar um fio de azeite numa frigideira anti-aderente ou numa wok, e levar ao lume. Acrescentar o alho esmagado e deixar cozinhar ligeiramente sem que aloure. Adicionar de seguida os cogumelos, com o lume alto, uma pitada de sal, uma pitada de pimenta e uma pitada de pimentão doce.
Deixar cozinhar até estarem macios e adicionar 2 a 3 colheres de sopa de coentros grosseiramente picados. Envolver bem, verificar os temperos e retirar do lume.
Colocar um pedaço de polenta no prato de servir, dispor os cogumelos por cima, polvilhar com queijo feta desfeito, coentros e sementes de girassol e servir.