Brócolos! Aquele legume denso e verdíssimo, composto por botões florais ou floretes, com uma textura bem curiosa e, se pretendermos, crocante, cujo potencial benéfico para a nossa saúde é mais do que reconhecido.
Desde as suas propriedades anti-oxidantes e anti-cancerígenas, até ao facto de ser rico em Ácido Fólico, Ferro, Vitamina A, C e do Complexo B, faz desta espécie de couve um dos alimentos fixos na lista dos que deveriam marcar presença assídua na nossa alimentação.
Um super alimento, portanto, com a vantagem acrescida de ter poucas calorias.

Soube há bem pouco tempo que pertence à familia das Brássicas, resultado da parceria com a Dra. Carla Fernandes, que para esta rubrica “Inspirar & Nutrir” me desafiou a fazer algo com esta espécie verde específica, que tanto gosto e uso.
Para esta edição nem precisei de pensar muito, pois a opção recaiu automaticamente sobre um prato que repito muitas vezes e curiosamente nunca tinha partilhado. Esta salada morna é de uma simplicidade de execução tal que até contrasta com o seu vibrante sabor e imensidão de texturas.
Uso muito o brócolo na sopa, em arroz solto ou simplesmente cozido como acompanhamento, mas aqui ele fica mesmo como gosto, bem firme, quase crocante.
Combina especialmente bem com o cogumelo e a quinoa, e o molho de soja juntamente com a acidez da laranja, dão-lhe uma certa estridência viciante.
Repleto ainda de texturas, é um prato diferente, super delicioso e absolutamente intemporal.

É leve mas simultaneamente saciante, e morno fica no ponto certo.
Bom apetite!

 

SALADA MORNA DE BRÓCOLOS, QUINOA E LARANJA

Ingredientes

(3-4 doses)
1 cebola roxa, grande
2 dentes de alho, médio
300 gr de brócolos
3 cogumelos portobello, grandes
125 gr de quinoa branca, cozida
Azeite
Pimenta
Pimentão doce fumado
3-4 colheres (sopa) de molho de soja
Coentros frescos
1 laranja, grande
1 colher (sopa) de pistáchio tostado e partido grosseiramente

Preparação

 

​Colocar um fio de azeite numa wok ou frigideira anti-aderente e adicionar a cebola laminada, seguindo-se do alho esmagado. Deixar amolecer 1 a 2 minutos e acrescentar os brócolos cortados em floretes pequenos. Saltear durante 4-5 minutos abanando sempre a frigideira, e com o lume alto acrescentar os cogumelos laminados, uma colher de sopa de coentros frescos, uma pitada de pimenta e outra de pimentão doce fumado. Ir abanando a frigideira para saltear bem os legumes, evitando mexer muito com colher.

Quando os cogumelos se mostrarem quase prontos, adicionar o molho de soja e deixar cozinhar mais 2-3 minutos.
Acrescentar de seguida a quinoa e envolver delicadamente nos legumes.

Retirar do lume e deixar repousar 3 a 5 minutos.

Passar para um prato/travessa de servir, espalhar a laranja em pedaços por cima, polvilhar com coentros picados e com os pistáchios e servir morna.​Nota: Dado o uso de molho de soja, não necessita de sal.

Nota 1: Também resulta muito bem se incluirmos grão cozido, aumentando a poder saciante do prato.