A edição do mês de Junho do desafio “Dia Um… Na Cozinha” trás sempre um significado muito espacial.
Porque calha no Dia da Criança, porque se comemora o aniversário do evento e porque foi este o dia escolhido pelo meu filho para nascer.
Seria impossível não sentir um carinho especial pelo dia 1 de Junho, que tantas felizes recordações e marcas eternas me deixa.
Assim como a maternidade, este tema foi para mim uma estreia. Nunca tinha feito Cupcakes.
Já muitos queques ou muffins sairam do forno, mas nunca aspiraram a mais do que isso. Nunca pediram grandes coberturas, toppings ou decorações, ficando-se sempre pelo natural.
Confesso que não serei a maior fã deste queques decorados e cremosos. Quando veio o boom de cupcakes, curiosa como sou, fiz questão de provar. Variadíssimos sabores me passaram pelo palato, mas saciada a curiosidade não me ficou o bichinho.
Nesta proposta optei por utilizar sabores que adoro, adaptando uma receita de um clássico americano, um excelente bolo de cenoura, e brindando-o com duas coberturas distintas.
Admiro a beleza de algumas peças e entendo o fascínio de muita gente por estes bolinhos mas, sinceramente, não me lembrava de pegar no saco de pasteleiro.
Talvez por isso a cobertura de mascarpone tenha resultado assim bem naif e pouco perfeita ou glamourosa, como um bom cupcake merece.
Já o sabor, esse não falhou, e a expressão do meu filho ao ver-me cobri-los e reclamando comigo mesma em simultâneo, valeu por tudo: “Ohhh, tá xiro, munto xiro… eu goto!”.
Passaram imediatamente a ser os mai_lindos cupcakes do mundo!

CUPCAKES DE CENOURA COM COBERTURA DE MASCARPONE E CANELA

(Receita adaptada do “The Ultimate Carrot Cake“, do livro Delia´s Cakes)

Ingredientes

(10-12 cupcakes)
|Massa
175 gr de açúcar mascavado claro
2 ovos, grandes
150 ml de óleo de milho
200 gr de farinha
1 colher (café) de bicabornato de sódio
1 colher de (chá) de mistura de especiarias – canela, gengibre, noz moscada
200 gr de cenoura, ralada fina
Raspa de uma laranja
50 gr de côco ralado
50 gr de amêndoa ralada
|Cobertura original
250 gr de queijo mascarpone
1 colher (sobremesa) de canela
3 colheres (sopa) de açúcar em pó
2 colheres (sopa) de leite
1 colher (café) de extracto de baunilha
Bolinhas coloridas de acúcar
|Cobertura alternativa
80 gr de choclolate negro para culinária
80 ml de natas ligeiras
1 colher (sopa) de manteiga
Praliné de amêndoas

Preparação

Pré-aquecer o forno a 170ºC.
Dispor na grelha do forno, 10-12 forminhas de queques de cartão plastificado, próprias para ir ao forno. Juntar os ovos, o açúcar e o óleoe bater durante 2-3 minutos até o açúcar estar totalmente dissolvido e o preparado homogéneo.
Peneirar a farinha juntamente com as especiarias e o bicabornato e adicionar delicadamente ao preparado, envolvendo sem bater demasiado.
Acrescentar os restantes ingredientes e envolver bem.
Distribuir opreparado pelas forminhas enchendo até 2/3. Não encher para evitar que a massa saia fora do limite da forma. Levar ao forno cerca de 20-25
minutos, até verificar que o palito sai seco quando introduzido na massa.
Enquanto isso preparar a cobertura, batendo o mascarpone com o açúcar, a canela, o leite e o extracto, até obter um creme bem macio e homogéneo. Levar ao frio até necessitar usar.
Retirar os queques do forno, dispor sobre uma grelha de arrefecimento e deixar arrefecer completamente.
Colocar o creme de cobertura no saco de pasteleiro e decorar a gosto, utilizando o bico que mais agrade.
Finalizar salpicando com bolinhas coloridas de açúcar. Manter no frio.
Para a cobertura alternativa, levam-se as natas a aquecer num tachinho até quase ferverem, vertendo-se de seguida por cima do chocolate partido aos pedaços pequenos. Deixar repousar 3-4 minutos, juntar a manteiga e mexer bem até o ganache se apresentar liso e homogéneo.
Mergulhar o queque no chocolate e decorar com o praliné.
Nota: em relação à receita original suprimi as sultanas (50 gr) e coloquei amêndoa em substituição da noz pecan tostada e ralada. O intuito foi aligeirar a massa. Retirei também a calda/xarope de laranja.