Habitualmente associamos a frescura e leveza de um bom peixe fresco ao Verão. Quando nos sabe melhor uma proteína ligeira, bem grelhadinha e temperada de forma rápida e suave.

Mas esse mesmo peixe facilmente se transforma num belo e reconfortante assado nas estações em que o frio reina. O forno tem essa capacidade extraordinária de nos conseguir aconchegar a alma com quase todo o tipo de ingredientes.
Neste caso saiu uma proposta de peixe de natureza outonal em que os legumes proporcionaram o complemento perfeito e saciante.
Ainda que eu tenha no forno um grande e querido companheiro, a rainha dos assados tradicionais e robustos é mesmo a minha mãe (eu é mais bolos!) Não exagero quando digo que não há batata assada como a dela.
Não investindo muito neste tipo de prato, não porque não goste, desta vez lá me atrevi. As douradas estavam mesmo a pedir e bastou juntar uma série de temperos e aromas a um punhado de legumes e a um tubérculo que, aos poucos, me vai apaixonando, e funcionou magnificamente.
A batata doce tem aqui um papel tão essencial quanto o peixe no bom resultado deste prato.
Mostra-se uma proposta super condizente com a chuvinha que este Novembro promete, dando corpo à sugestão da semana da rubrica Inspirar & Nutrir da Carla.
É um peixe que cheira e sabe a Outono, onde a saúde e o conforto claramente se destacam. E será um peixe a repetir, seguramente!

DOURADA OUTONAL 

Ingredientes
(2 pessoas)
1 dourada grande
3 dentes de alho grandes
1 cebola grande
2 batatas doce grandes
200 gr de brócolos
1 pimento vermelho
80 gr de espinafres
Azeite qb
Sumo de 1/2 lima
3-4 colheres (sopa) de vinho branco
2 folhas de louro
Sal
Pimenta
Pimentão doce fumado
Oregãos secos
Coentros em pó
Coentros frescos
Amêndoa laminada tostada
Preparação

Começar por preparar o molho, juntando numa taça 3 a 4 colheres de sopa de azeite, o sumo de lima, o vinho, uma boa pitada de sal, pimenta, pimentão doce, as folhas de louro partidas, os oregãos e os coentros em pó. Mexer bem e verificar os temperos. Se necessário adicionar mais sal ou alguma especiaria. Laminar os alhos e juntar ao molho.
Fazer dois golpes na dourada e colocar uma parte do molho sobre o peixe. Deixar a repousar.
Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Lavar bem a batata doce e, mantendo a pele, cortar em gomos grandes e largos. Levar a cozer em água fervente temperada com sal, durante 3-4 minutos. Retirar da água e reservar.
Laminar a cebola e o pimento, cortar o brócolos em ramalhetes pequenos e colocar tudo numa travessa de ir ao forno. Verter o resto do molho e envolver bem nos legumes.
Colocar a dourada ao centro da travessa, com os legumes em redor, e levar ao forno cerca de 30-35 minutos. Mexer os legumes e virar o peixe a meio do tempo, ou mais do que uma vez, se necessário. Quando estiver quase pronto envolver os espinafres laminados e distribuir alguns pés de coentros por cima. Deixar assar mais 4-5 minutos, colocar na função grill para dar aquele tostadinho final e retirar do forno.
Servir com coentros frescos grosseiramente picados e amêndoa laminada tostada.