Os pães doces tem lugar cativo por cá. Agradam imenso e apresentam como único requisito obrigatório não serem demasiado secos.
Quando experimentei este Pão de Páscoa da Boémia encontrei a receita perfeita para um pão delicioso, super rápido de fazer, com um sabor delicioso e uma textura bem ligeira.
Aqui com algumas adaptações para obter um pão mais intenso e condizente com estes dias de Outono que se tem imposto.Por estes dias uma hokaido que por ai andava piscou-me o olho quase que a pedir para a usar muito bem usada.
Assim foi, depois de reduzida a puré, envolvida em açúcar, canela e laranja, deu origem a uma fantástico recheio de pão.
A noz pecan veio conferir aquela textura preciosa e o chocolate negro enriquecer imenso a cobertura do dito.

O resultado foi um pão mais intenso e denso, quando comparado com a receita original, devido ao puré do recheio, que lhe confere uma riqueza extra.
Assumindo um papel de destaque nos domingos de frio, assim cheguei a mais um pão doce que será certamente bem repetido por cá, dada também a sua simplicidade de execução.

A mesa de Outubro da Marta, que acredito, seja das mais versáteis, intensas e envolventes de sempre, tendo a Abóbora como protagonista, recebe também este delicioso pão, que espero agrade tanto como por cá.

 




PÃO RÁPIDO DE ABÓBORA, PECAN E CHOCOLATE

(Adaptada desta receita)


Ingrediente
|Massa
2 ovos + 1 gema pequena para pincelar
70 ml de azeite
85 gr de açúcar amarelo
400 gr de farinha com fermento
50 gr de farinha de alfarroba
1 chávena (chá) de leite
Raspa de 1 laranja
|Recheio
200 gr de abóbora (usei hokaido)
60 gr de açúcar amarelo
2-3 casquinhas de laranja
1 pau de canela
Canela em pó
Gengibre em pó
2 colheres (sopa) de noz pecan partida + algumas nozes inteiras para decorar
2 colheres (sopa) de chocolate negro grosseiramente partido
Açúcar em pó para polvilhar
Preparação

Começar por preparar o recheio, descascando e cortando a abóbora em pedaços pequenos. De seguida colocar num tacho com um pouco de água, a casca de laranja e o pau de canela e levar a ferver até estar cozida. Retirar da água, escorrer bem, rejeitar a casca de laranja e o pau de canela e passar com a varinha mágica.
De seguida adicionar o açúcar, a canela, o gengibre e a noz pecan partida. Envolver bem e deixar arrefecer.
Para o pão, pré-aquecer o forno a 180ºC. Forrar um tabuleiro de forno com papel vegetal. Reservar.
Bater os 2 ovos com o açúcar e o azeite. Acrescentar a farinha e o leite, aos poucos e alternadamente.
Adicionar a raspa de laranja envolvendo bem na massa. Passar metade da massa para o tabuleiro, com as mãos ou com a ajuda de uma espátula moldar a forma de um pão alongado (a massa fica bastante pegajosa e difícil de trabalhar, mas neste caso também não é importante). Colocar o recheio por cima e distribuir a restante massa por cima, tapando o recheio conforme for possível.
Pincelar com a gema batida, espalhar as nozes inteiras ou em metades e o chocolate por cima, e levar ao forno cerca de 35-40 minutos, até estar douradinho e bem firme.
Retirar do forno, deixar amornar, polvilhar com açúcar em pó e comer.