O crumble é talvez das sobremesas mais fáceis, rápidas e económicas de se fazer. Durante muito tempo era feita frequentemente cá por casa, normalmente na clássica versão de maça, até que de repente me apercebo que não me recordo da última vez que coloquei um no forno.
A escolha para me estrear com um ingrediente tão afamado e de díficil acesso pelas nossas bandas, que há imenso tempo espicaçava a minha curiosidade, recaiu num fantástico crumble.
O referido ingrediente é o Ruibarbo, uma planta de características medicinais, bastante actuante ao nível dos sistemas gástrico e digestivo, mas também com poderes anti-bacterianos, anti-inflamatórios e anti-sépticos, da qual, a nível culinário, se utilizam apenas ou caules ou rizomas.
Separei-o do morango, seu fiél companheiro, e não me arrependi. O resultado funcionou lindamente e numa próxima oportunidade o vermelhinho poderá sempre reinar.
Perguntava em tempos a que sabia o ruibarbo. Pois, tem um sabor ácido, pouco ou nada doce ao natural, mas muito próprio. Na realidade, não comparável a outro sabor que conheça. Combina muito bem com ingredientes doces.


CRUMBLE DE AVEIA, RUIBARBO E PÊRA


Ingredientes
(4 pessoas)
250 gr de ruibarbo
1 pêra madura grande
10 mirtilos
2 colheres (sopa) de de açucar
Sumo de lima
50 gr de farinha
30 gr de farinha de aveia
60 gr de açúcar
60 gr de manteiga, fria e cortada aos cubos
1/2 colher (café) de extracto de baunilha
1 a 2 colheres (sopa) de amêndoa laminada
1 colheres (sopa) de cereais de aveia  
Preparação

Pré-aquecer o forno a 190º.
Untar um recipiente de ir ao forno com pouca manteiga.
Cortar o ruibarbo em pedaços pequenos. Descascar a pêra e cortar em pedacinhos. Juntar ao ruibardo, polvilhar com as duas colheres de sopa açucar e regar com um pouco de sumo de lima. Envolver bem e reservar enquanto se prepara a massa.
Para a massa, juntar as farinhas, com o açuçar, a manteiga e o extracto de baunilha, e trabalhar com a ponta dos dedos, até envolver bem os ingredientes e formar uma espécie de areia bem grossa. É suposto ficarem pedaços grandes e irregulares. Tentar não amassar de mais para que a manteiga não amoleça demasiado.
Distribuir o ruibarbo e a pêra pela travessa, dispor os mirtilos por cima e finalizar com a massa, que se espalha por cima da fruta, sem pressionar.
Polvilhar com a aveia e a amêndoa laminada e levar ao forno cerca de 25-30 minutos, até o recheio começar a borbulhar e a massa estar firme e douradinha.
Retirar do forno e comer morno, acompanhado de iogurte natural.
 

Ruibarbo
 

Imagem: Google