CREME DE BATATA DOCE ASSADA E ERVA DO CARIL
Na sopa encontramos um dos pratos mais essenciais ao homem. Seja em forma de caldo, de creme, ou de (quase) pápa, não deixa de ser sopa e é transversal a todas as culturas, extractos sociais, carteiras e palatos.
É intemporal e, como bem sabemos porque todos fomos crianças, a relação que estabelecemos com ela pode mudar radicalmente ao longo da vida.
Quando miúdos frequentemente não suportamos e tentamos sempre passar à frente esse momento aborrecido da refeição. Por vezes sentido quase como fatídico. Ao passo que em adultos normalmente adoramos um pratinho ou malga de sopa bem quentinha e reconfortante.
Já que Janeiro é um mês de recomeços, e na versatilidade da sopa podemos encontrar tantos e tantos deles, damos as boas vindas a este ano, que ainda se está a estrear, com uma proposta que transborda saúdinha.
As inúmeras possibilidades dadas pela conjugação de ingredientes permite-nos uma sopa nova a cada panela. E é tão fácil de executar e simples de saborear que é efectivamente uma pena que não seja um hábito diário em muitas mesas.
Neste caso, a batata doce roxa por que me venho a apaixonar e que tem vindo a ganhar espaço por cá, envolveu-se com a erva do caril e juntas obteram um resultado bem delicioso, além de visualmente apelativo, originando a primeira proposta do ano para a rubrica “Inspirar & Nutrir” do site da Carla.
Garantidamente dos cremes mais intensos e aromáticos que já fiz! A erva do caril, ou alecrim das paredes, confere mesmo uma alma especial e um toque super envolvente à composição, que é naturalmente densa e altamente saciante. O seu travo ligeiramente amargo veio equilibrar muito bem a doçura da batata.
Foi-me possível encontrar esta erva aromática num hipermercado e por sorte é das mais resistentes de sempre. Um vasinho dura há meses sempre em excelente estado. Mas para conhecer melhor a erva do caril nada melhor do que espreitar aqui.
Espero que se deixem convencer pela cor fabulosa do prato e não resistam a experimentar, pois acreditem que vale mesmo a pena.
Creme de Batata Doce Assada e Erva do Caril
Ingredientes
(5-6 doses)
Azeite qb
Sal marinho
Pimentão doce fumado
Pimenta preta
Sumo de limão
3 dentes de alho, grandes
1 cebola, grande
4 batatas doces roxas, médias
4 floretes de couve flor, grandes
3 colheres sopa de erva do caril fresca
Sementes de sésamo, brancas e pretas
Pinhão ligeiramente tostado
Preparação
Pré-aquecer o forno a 190ºC.
Num recipiente juntar 3-4 colheres de sopa de azeite, o alho laminado, sal a gosto, um pitada de pimenta e pimentão doce, sumo de limão a gosto e a erva do caril. Reservar.
Descascar as batatas e a cebola, cortar em pedaços pequenos e idênticos e colocar numa travessa de ir ao forno. Espalhar o molho por cima, envolver bem e levar ao forno, cerca de 15-20 minutos até a batata estar cozinhada e bem tenra, mexendo 2 ou 3 vezes durante este tempo.
Entretanto levar a couve flor a cozer num tacho com água abundante.
Quando a couve flor estiver cozida juntar os legumes do forno e triturar muito bem (mantendo a água da cozedura), até ficar um preparado cremoso e homogéneo. Regular a quantidade de água a gosto. Se se pretender um creme mais ligeiro e fluido adicionar mais água ou caldo de legumes.
Rectificar temperos e retirar do lume.
Polvilhar com pinhão tostado e sementes de sésamo e servir.
Comentários
Inês Ginja
Antes de mais gosto muito da imagem nova do blog, está muito bonito.
E adoro sopinha! Não passo sem comer todos os dias, e mesmo em férias fora preparo logo uma panela dela caso tenha acessoa uma cozinha.
E este creme tem uma cor que eu adoro, super apelativo! Tenho a erva do caril num vaso e adoro, resiste mesmo imenso. Gostei muito das fotos, minha riqueza.
Um beijinho e desejo que tenhas um bom ano!
Ruth Miranda
Adoro batata doce roxa, é talvez a minha favorita. A cor deste creme está de morrer, ficou lindo lindo lindo!
https://bloglairdutemps.blogspot.pt/