Tubérculo de reconhecido valor nutricional, a batata doce tem sido pouco usada por cá, no que aos pratos salgados diz respeito. Só a confeção de Bolo do Caco fazia com que a comprasse.
Sempre estranhei o sabor e nunca me puxou experimenta-la como se de batata normal se tratasse. Contudo, com a tendência que tenho para insistir em alguns ingredientes que fazem bem ao corpo, mas que com os quais o palato muitas vezes insiste em implicar, lá experimentei este puré de batata doce assada, que, nesta combinação toda ela bem docinha, mas em versão saudável, sinceramente, me convenceu por completo!
Lambuzei-me com uma tacinha destas e só fiquei com pena de não haver mais.
E não se assustem! Aqui o termo “caramelo” deve-se apenas ao sabor do resultado final, onde o molho de soja e a batata conferem um agri-doce extra-especial ao prato.
“CARAMELO” DE BACALHAU E LEGUMES COM PURÉ DE BATATA DOCE
Ingredientes
(4 doses)
5 batatas doces médias
400 gr de Bacalhau Desfiado Ultracongelado Riberalves
2 dentes de alho
8 chalotas
1 courgette
1 pimento verde
150 gr de bróculo
2 col. sopa de Vaqueiro Culinesse
2 col. sopa de natas
3-4 col. sopa de molho de soja
Azeite
Sal
Mistura de pimentas
Noz moscada
Coentros frescos qb
Pistáchios grosseiramente triturados e tostados
Preparação
Pré-aquecer o forno a 180º.
Lavar bem as batatas, corta-las ao meio, temperar com um pouco de sal e pimenta, regar com um fio ligeiro de azeite, e levar a assar durante cerca de 30-35 minutos.
Entretanto preparar os legumes, esmagando o alho, cortando as chalotas ao meio e cortando em pedaços pequenos os restantes legumes (não descascar a courgette).
Numa frigideira anti-aderente levar a a aquecer um fio de azeite, colocar a chalota e passado 1 minuto o alho (para que não queime).
Deixar cozinhar durante cerca de 3-4 minutos até estarem amolecidos e com alguma cor e adicionar o bacalhau (bem escorrido) e os restantes legumes, temperar com sal (pouco) e pimenta e deixar cozinhar mais 5-7 minutos, garantindo que os legumes se mantém firmes.
Acrescentar os coentros picados e o molho de soja e deixar apurar 2 minutos.
Rectificar temperos e retirar do lume.
Para concluir o puré: espetar uma faca na polpa da batata e se já estiver cozida retirar do forno. Rejeitar a pele e, usando um pass-vite ou esmagador, fazer puré com a polpa. Colocar o puré num tachinho e em lume brando adicionar a manteiga, as natas, uma pitada de pimenta outra de noz moscada e envolver tudo muito bem até ficar mais cremoso. Se necessário, para obter mais cremosidade, acrescentar um pouco mais de manteiga e passar com a varinha mágica.
Colocar o puré em taças individuais e dispor os legumes por cima com um pouco de molho.
Finalizar polvilhando com os pistáchios, previamente tostados.
Servir quentinho.
Nota: ter muita atenção à quantidade de sal usada, pois o molho de soja já é salgado qb.
Comentários
Gori
Como fã de receitas agridoces já me convenceste, e eu até acho que a palavra caramelo fica mesmo a condizer com muitas receitas salgadas pelo que só me ajudou a ficar com mais curiosidade para experimentar esta sugestão 🙂 depois eu conto-te.
Beijinhos
Basta Cheio
Para teres nocção de como fiquei fã, já tive que repetir este pratinho! Adorei!
Experimenta e depois diz-me 🙂
Bjinhosss
Gori
Olá Susana, fiz esta receita hoje para o jantar e realmente fica uma delícia, adorei! Faltaram-me os pistachios que foram substituídos por amêndoas torradas com a casca, mas na próxima não faltarão 🙂
Beijinhos
Basta Cheio
A sério Gori? 😀 Fico tão contente!
Eu adorei o jogo de sabores e foi uma forma de começar a consiumir batata doce, em pratos salgados, com prazer.
Que bom, obrigada por teres vindo dar feedback <3
Bjinhosss
Bombom
Na verdade, a batata doce "diz muito bem" com o bacalhau, mesmo que apenas cozidos ambos. Agora esta tua receita está de um grande requinte, tal como o nome indica. Uma delícia que tenho de provar, por isso levo a receita. Obrigada pela partilha. Bjs. Bombom
Basta Cheio
Por cá a batata doce em versões salgadas ainda é pouco conhecida, mas concordo que diz mesmo muito bem com bacalhau 🙂
Toca a provar e dizer como foi! 😉
Bjinhos