O sabor que se obtém quando os legumes são assados de uma forma bem aromatizada é uma gigante mais valia para quem continua a oferecer resistência a estes grandes amigos da saúde.
As formas possíveis de os confeccionar são imensas, e por isso mesmo, as desculpas para não os comer cada vez menos válidas.
Adoro a intensidade que o forno lhes dá e a forma como se transformam e se enriquecem. Se nesta transformação incluirmos aromas ricos e imperdíveis, melhor ainda.
Num destes almoços lá saiu esta deliciosa fritatta com tiques indianos, do mais simples que há e bem saudável.

    


FRITATTA DE LEGUMES ASSADOS COM TANDOORI
INGREDIENTES
(3-4 pessoas)
3 dentes de alho esmagados
5 col. sopa de azeite
Sumo de 1/2 lima
1 folha de louro
Sal
1 col. café de mistura Tandoori (ver receita abaixo)
1 cebola grande
1 cenoura média
1 courgette
150 gr. de bróculo
5 ovos
2 col. sopa de créme fraiche
Salsa
Coentros  
Sementes de girassol (opcional)
PREPARAÇÃO
Começar por preparar o molho, juntado num recipiente o alho esmagado, o azeite, o sumo de lima, o sal, a mistura tandoori e o louro partido. Mexer bem e reservar.
Pré-aquecer o forno a 190º.
Numa travessa de ir ao forno colocar a cebola picada grosseiramente, a cenoura e a cougette laminadas finamente e o bróculo cortado em molhinhos pequenos. 
Dispor todos os legumes na travessa e regar com o molho já preparado. Envolver tudo muito bem e levar ao forno cerca de 12-15 minutos, só até os legumes amolecerem, sem ficaram demasiado assados.
Entretanto bater os ovos com uma pitada de sal, juntar o creme fraiche e as ervas aromáticas bem picadas e mexer bem.
Retirar os legumes do forno, verter o preparado dos ovos por cima, “arranjar” os legumes a gosto e voltar a levar ao forno, cerca de 10-12 minutos, até a massa estar firme e douradinha.
Retirar do forno, decorar com sementes de girassol e servir com um bom sumo natural.

Nota: para quem gosta de sabores mais intensos/picantes a quantidade de mistutra Tandoori pode aumentar um pouco.

MISTURA TANDOORI
(Adaptada daqui)

Tandoori Masala dá forma a uma mistura de especiarias de origem indiana, frequentemente usada em assados e imprescindivel em grande parte dos pratos indianos. É intenso, forte e muito aromático e o seu nome deve-se ao forno tradicional da India, o Tandoor.
O melhor é que se faz com muita facilidade, guarda-se devidamente, sendo que depois se torma super simples de usar e encher os cozinhados de sabor.
INGREDIENTES
1 col. sopa de coentros em pó
1 col. sopa de cominho em pó
2 sementes de cardamomo
1 col. chá de pimenta caiena
1 col. de chá de noz em pó
1/2 colher de sopa de canela em pó
1 col. sopa de gengibre em pó
1 col. sopa de curcuma/açafrão
2 col. sopa de pimentão doce
PREPARAÇÃO

Levar a tostar as sementes de cardamono numa em
frigideira seca por aproximadamente 3 minutos. Deixar arrefecer, abrir, rejeitar a casca e moer as sementes num almofariz.
Juntar todas as especiarias e misturar bem.
Passar o preparado num passador de rede para obter um pó mais fino. Guardar em recipiente hermético por aproximadamente 6 meses.
Nota: a receita original indicava algumas especiarias em grão, como não tinha fiz em pó. Também indicava cravo, que não coloquei.