Assim que olhei para a imagem de um belissimo bolo na Sweet Paul Magazine derreti. Era a cara chapada do Outono!A associação a uma cidade que há muito quero visitar foi quase imediata. E logo agora que ando numa fase de considerável ressacagem em relação a viagens!

Bateu tão forte que passou à frente de variadíssimas marcações e rascunhos que por aqui andam.Este bolo soa-me a Praga, no Outono.
Sempre foi uma cidade que quis visitar no frio, de preferência com neve. Desequilibrado como o nosso clima anda, provavelmente, no Outono até nevaria em Praga. Mas não era preciso, as cores e aromas deste bolo combinam com tons ocres, mas amarelados ou mais acastanhados, mas tons quentes e outonais. Combinam com o som de música clássica pelas ruas, com cheiros de conforto e com imagens de uma arquitectura única e cheia de carácter, com tanto para contar.

É um bolo simples, mas belo e marcante, perfeito para saborear em qualquer lugar. Idealmente, na capital da República Checa.

O conceito “tasty and moist” funciona sempre por aqui e é, de facto, daqueles bolos que sabem ainda melhor no dia a seguir. De textura húmida mas nem por isso demasiado densa, é um excelente doce.

Uma perdição outonal, cujo nome tomei a liberdade de personalizar, que aquece e tranquiliza qualquer corpinho mais desconfortável e com sede de viagem.

 

BOLO DE OUTONO 
(Inspirado na Receita “Expresso Cake” da Sweet Paul Magazine)
INGREDIENTES
(10-12 fatias)
100 gr. de manteiga amolecida
85 gr. de açucar mascavado claro
1 ovo
150 gr de farinha
1 col. chá de fermento
1/3 cháv. de café forte
1/3 cháv. de leite
1/2 col. chá de gengibre
2 col. sopa de mel
150-200 gr de frutos secos variados
PREPARAÇÃO 
Pré-aquecer o forno a 180º.
Untar e polvilhar uma forma redonda sem buraco. Reservar.
Bater bem a manteiga com o açucar até ficar uma massa fôfa.
Acrescentar o ovo e bater um pouco mais.
Adicionar a farinha, o fermento, o gengibre, o café e o leite e misturar bem.
Colocar a massa na forma e levar ao forno cerca de 40-45 minutos até estar douradinho e cozido. Verificar com um palito e retirar.
Deixar arrefecer cerca de 20 minutos e desenformar.
Ainda morno, pincelar com o mel (dilui-lo um pouco, se necessário) e dispor os frutos secos por cima.
Servir.

Nota: aligeirei bastante a receita ao nível da quantidade de açucar, uma vez que leva mel. Reduzi também um pouco a manteiga e optei por substituir a canela por gengibre.

 

PS: Este post podia-se fazer acompanhar de um Goulash, mas não era a mesma coisa!