Apple, Peach and Blueberry Pie
E porque achamos que Agosto pede fruta e doces ligeiros, sentimos necessidade de encaixar o conceito no Sweet World deste Verão. A 19ª edição convida-vos a meter a mão na massa e a fazer uma Fruit Pie/Tarte de Fruta.
Já a caminho de dois anos de desafio e com uma extensa lista de propostas a implementar, mostra-se essencial ir alternando tanto técnicas como níveis de dificuldade. Neste sentido, o tema desta edição surge como forma de responder às necessidades da estação e acompanhar o espírito de férias e relaxamento que por esta altura se promove. Não sendo um tema à partida complexo, valerá pela execução e manuseamento da massa que, obrigatoriamente, será caseira. Não pode valer de compra! A fruta, essa fica ao critério e gosto de cada um.
Mas como e onde surgiu então este conceito de Pie, uma “caixa circular” de massa, preenchida com recheio doce ou salgado, e coberta com mais massa, que pode ser simplesmente lisa ou ter os mais diversos efeitos?
Consta que os egípcios já faziam algo parecido, sendo que a primeira receita de tarte publicada está associada aos romanos. Inicialmente predominavam as tartes salgadas, normalmente de carne e galinha, com uma crosta bem mais grossa e robusta.
A primeira referência encontrada a “pyes“, enquanto categoria de comida, aparece no século XII em Inglaterra. Já este conceito específico de Fruit Pie ou Pasties parece ter surgido por volta de 1500, também por mãos inglesas, e chegou à América através dos colonizadores dessa mesma nacionalidade. Seria de cereja, segundo li.
Depois da evolução que sofreu ao longo dos anos para se estabelecer tal como a conhecemos, torna-se um símbolo do país, dando forma à sobremesa mais tradicional da América e origem à expressão “as American as apple pie”.
Associo a verdadeira tarte americana essencialmente ao uso da maçã. De seguida, os frutos vermelhos. É inevitável! A imagem que me vem à cabeça e que se faz acompanhar pelos respectivos aromas é da maçã morna e amolecida a tresandar a canela, e do purpura intenso das bagas a borbulhar e a tingir a massa toda. Bem… é melhor parar!
Desta feita quis enriquecer e equilibrar este doce com sabores que realmente me transmitem a natureza da verdadeira Pie. A acidez da maçã, a doçura do pêssego e a cor do mirtilo, bem juntos a fazer magia.
O acabamento da tarte não tem grande regra, podendo ser uma placa completa que tapa a fruta, em rede, em linha (como foi o caso), ou com as decorações mais diversas. Quis fazê-la assim para deixar sobressair o interior tão rico e mesclado.
Esta massa, concretamente, é ligeira, trabalha-se muito bem e mantém-se crocante mesmo quando inundada por todos os deliciosos sucos dos frutos. Não é muito doce, exactamente como gosto.
O veredicto final é de uma tarte simples, leve mas simultaneamente intensa, linda e irrepreensível morna na companhia da gelado de baunilha. Não deixem de a provar assim, por favor!
Se aceitam o desafio e se se querem juntar a nós na execução de uma Tarte de Fruta, basta seguirem as seguintes regras:
- Tem até ao dia 20 de Agosto para nos apresentarem o vosso doce, deixando aqui neste post o link da vossa participação;
- Só participações enviadas até este dia serão consideradas;
- Neste mesmo dia, 20 de Agosto, será publicado no blog da Lia o tema da próxima edição;
- O roud up desta 19ª edição será publicado aqui no blog no dia 01 de Setembro (excepcionalmente e por motivo de férias)
APPLE, PEACH AND BLUEBERRY PIE / Tarte de Maçã, Pêssego e Mirtilos
Ingredientes
(8-10 fatias)
Preparação
Servir idealmente morna acompanhada de uma boa bola de gelado.
Nota 1: Não tenham medo de carregar no recheio.Pode parecer demasiado mas depois de sair do forno abate muito (como aconteceu com a minha). Logo, aconselho a encher bem.
Fontes: http://www.piecouncil.org/Events/NationalPieDay/HistoryOfPies
Comentários
Ruth Miranda
Uma galette pode ser considerada uma tarte? Gostava de participar com uma galette de frutos de Verão que fiz, mas não sei se será adequado!!
https://bloglairdutemps.blogspot.pt/
Bárbara Clara Brito
Humm que belíssima tarte e com esse gelado deve ter ficado divinal.
Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/08/moelas-estufadas-com-rose.html
Carla
Bom dia,
Aqui fica a minha participação. O tema não podia ser melhor para esta época do ano.
http://decozinhaemcozinha.blogspot.pt/2017/08/tarte-de-pera-e-mirtilo.html
Bjinhos
Carla
ana matos
Minha querida Susana,
Depois de uma ausência enorme e quase imperdoável, regresso com umas Mini Tartes de Pêssego e Amoras. São em formato mini, mas bem mimosas e viciantes.
Beijinho Grande e até próximo desafio
http://www.hey-strawberry.com/2017/08/mini-tarte-de-pessego-e-amoras-docura.html
Lia
Olá sócia,
Finda a “saga” das pies, aqui fica então a minha pie para esta edição deliciosa.
https://lemonandvanilla.blogspot.co.uk/2017/08/classic-apple-pie-pie-classica-de-maca.html
Quanto à tua, com esses sabores e combinação de frutas fabulosas, nada muito há a acrescentar, a não ser…
Babei muito!!
Beijinho,
Lia
Paula Guerreiro
Susaninha, não há como resistir a esta linda e maravilhosa Pie!
Confesso que sou uma fã incondicional destas deliciosas tartes, e como tal não poderia deixar de participar em mais um desafio vosso.
Aqui fica a minha Pie de Pêssego e Amoras, espero que gostem!
Beijinhos
Paula G.
http://sugar-bites.blogspot.pt/2017/08/tarte-de-pessego-e-amoras.html
Natalia
Olá Susana, desejei muito participar e finalmente cheguei, minha participação é com uma torta de maçã e geléia de morango, adorei a mistura de ingredientes.
grande abraço!
https://saboresdenati.blogspot.com.br/2017/08/pie-de-manzanas-con-mermelada-de-fresas.html
Marta Dionísio
Olá querida Susana,
aqui fica a minha participação:
https://intrusanacozinha.blogspot.pt/2017/08/tarte-de-ameixa-plum-pie.html
Beijinhos grandes e continuação de boas férias! 🙂
Marta
Isabel Couceiro
Olá Susana, estava a ver que não chegava a tempo. Depois de algumas ( muitas….) ausências , lá consegui voltar a participar. Mas todos os meses vos sigo atentamente.
Espero que gostem desta pie de Verão, com algumas notas diferentes. Um beijinho para ti e para a Lia.
Isabel
lhttps://orquestradepanelaspt.blogspot.pt/2017/08/tarte-de-pessego-e-streusel-de-pecas.html