Para fazer uma delicada sobremesa, que será oportunamente publicada, cheguei a um creme de caramelo amanteigado que é um pecadinho daqueles. A fazer lembrar os deliciosos caramelos que comiamos em miúdos.
É mesmo creme, em nada se assemelha ao caramelo normal, e combina lindamente com outros ingredientes, dando excelentes resultados como estes geladinhos.
As bolachas “Biscoff” já foram exploradas nesta tarte gelada e fornecem sempre excelentes resultados. O seu sabor caramelizado e a sua textura resistente e estaladiça são perfeitos para saborear envolvidos nas natas.
Resultado: uma excelente conjugação que origina um gelado leve e suave mas cheio de sabor e textura. Dos melhores deste verão! 

 

GELADO DE CREME DE CARAMELO E BISCOFF

Ingredientes

(7-8 copinhos)
|Creme de Caramelo

1 chav. de açucar
1/4 chav. de água

2 col. sopa de manteiga
3/4 chav. de natas
1 col. café de extracto de baunilha

|Gelado

1 iogurte grego natural açucarado
200 ml de natas
2 col. sopa de açucar
1 col. sobremesa de extracto de baunilha
6 col. sopa de creme de caramelo
6-8 bolachas caramelizadas Biscoff (marca Lotus)

Preparação

Para o creme de caramelo: num tachinho levar a lume brando/médio o açucar com a água, até o açucar dissolver. Aumentar o lume e deixar cozinhar até começar a ganhar cor de caramelo claro, sem deixar que escureça demasiado. Acrescentar a manteiga e deixar que derreta completamente.
Retirar do lume e adicionar as natas e a baunilha. Vai borbulhar bastante mas acalmará em segundos.
Mexer, deixar que arrefeça e transferir para um recipiente e guardar.

Para o gelado: bater muito bem as natas (bem frescas) até ficarem espessas. Adicionar o açucar e o extracto de baunilha e bater um pouco mais.

Colocar o iogurte grego num recipiente, acrescentar as natas e envolver bem, mas delicadamente.
Acrescentar o doce de caramelo e as bolachas partidas grosseiramente e envolver apenas ligeiramente. É suposto sentir-se zonas mais densas de creme, pelo que não se deverá mexer demais no preparado.
Verter o creme para os copinhos e levar ao congelador até à hora de servir.
Retirar do frio 10 minutos antes de comer.
Nota:
a quantidade de açucar é propositadamente reduzida pois o iogurte e o creme de caramelo já o possuem. Fica um gelado pouco doce (quanto a mim, no ponto). Para os mais gulosos sugiro aumentar um pouco a quantidade de açucar.
A medida “chav.” refere-se a “chávena”, neste caso, de chá.