Eu esforço-me, garanto. E estas assim depois de prontinhas até ficaram bem simpáticas. Mas sempre que faço bolachas vem à tona bastante falta de jeito.
Acredito que esta inexperiência em executar bolachinhas prende-se mesmo com a falta de prática, uma vez que, não consumindo, muito raramente faço.
Mais uma vez andei às voltas com uma receita que gostasse e funcionasse. Neste caso se não funcionou melhor foi apenas porque quis faze-las bem fininhas e por isso devia ter encurtado o tempo de cozedura. De qualquer das formas depois de recheadas ficaram muito boas.

Seguem direitinhas para o “Vamos fazer Bolachas!” deste Verão, promovido pelo blog “Cravo e Canela – Uma cozinha no Brasil”. Manuela, espero que gostes.



BOLACHAS DE CACAU COM RECHEIO DE FRAMBOESA

(20 unidades/10 pares) 

INGREDIENTES

100 gr de farinha
80 gr de manteiga
3 col. copa de açucar
2 col. sopa de cacau
1 col. sopa de chocolate em pó
1 col. sobremesa de extracto de baunilha
1 pitada de sal
Amêndoa ralada
Doce de framboesa
Açucar em pó

PREPARAÇÃO

Pré-aquecer o forno a 180º.

Misturar a farinha com a manteiga amolecida, a açucar, o cacau, o chocolate em pó, o sal e a baunilha e misturar tudo muito bem com as mãos até obter uma massa uniforme e formar uma bola.
Com o rolo estender a massa numa superficie enfarinhada até ficar da altura pretendida (como gosto das bolachas mais estaladiças estiquei bem a massa para ficar fina).
Colocar papel vegetal ligeiramente barrado com manteiga num tabuleiro de ir ao forno e dispor as bolachas com uma pequena distância entre elas (esta massa não expandiu nada).
Com  um cortador de bolachas cortar a massa e passar as bolachas para o tabuleiro. Com um cortador mais pequeno retirar o circulo central em metade das bolachas.

Polvilhar as bolachas sem centro com amêndoa ralada.

Levar ao forno cerca de 15 minutos.
Retirar do forno e passar as bolachas para uma rede de arrefecimento.
Quando estiverem totalmente frias, colocar um pouco de doce nas bolachas da base e dispor a bolacha sem centro por cima.
Polvilhar com açucar em pó e guardar num recipiente heremético sem as sobrepor para não colarem.

Nota: acho que as bolachas ganhariam se a massa tivesse crescido um pouco, o que não aconteceu talvez por não a ter deixado repousar.