Croissant Pudding de Maçã Caramelizada e Nozes
A maçã é aquele fruto ultra versátil, que nos acompanha o ano todo e que, ainda por cima, combina lindamente com uma série de outros sabores do dia a dia.
O clássico maçã-canela é para mim dos mais perfeitos achados da história da gastronomia e consegue continuar a ser uma das minhas combinações de eleição. Então neste tempinho que já chama o Outono encaixa como nenhuma outra. Além de quente é bem reconfortante e altamente deliciosa.
As últimas maçãs da macieira de sonho dos meus pais, que este ano teve o terrível infortúnio de partir dado o peso excessivo, encontra-se na fase final de produção do ano. Numa tentativa de aproveitar as últimas maçãs foram saindo algumas receitas aqui da cozinha.
Além da deliciosa Marmelada de Maçã, receita da Mónica, este docinho foi o investimento seguinte. Porque a minha paixão por doces com pão e similares nunca me abandona, lá saiu este Croissant Pudding cheio de sabor e bem texturado para aquecer o fim de semana.
Como a Marta elegeu a maçã como ingrediente do seu mês de Setembro, esta travessa segue direitinha para a sua mesa.
E assim encontro as condições perfeitas para dar as boas vindas ao Outono que não tarda nada está já aí.
CROISSANT PUDDING DE MAÇÃ CARAMELIZADA E NOZES
Ingredientes
(6-8 doses)
4 ovos médios
2 colheres (sopa) de mel
120 ml de bebida de amêndoa
Canela qb
Gengibre qb
Raspa de laranja
2 colheres (sopa) de vinho do Porto
2 croissants grandes
2-3 maças caramelizadas*
80 gr de nozes grosseiramente partidas
Açúcar demerara qb
Preparação
*Começar por caramelizar as maças: descasca-las e corta-las em gomos não muito finos. Colocar uma colher de manteiga a derreter numa frigideira e adicionar um pau de canela e a maçã, deixar cozinhar 1 minuto e acrescentar uma colher de sopa de açúcar. Deixar cozinhar um pouco mais, cerca de 2-3 minutos, até amolecerem um pouco (sem se desfazerem), e por fim acrescentar um pouquinho de vinho do Porto. Envolver e retirar do lume. Reservar até usar.
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Fatiar os croissants e levar a tostar ligeiramente. Retirar do forno e reservar.
Bater os ovos e juntar o mel, o leite, o Porto, a canela, o gengibre e a raspa de laranja. Bater bem até obter um liquido fluído e uniforme.
Untar com manteiga um prato/travessa de ir ao forno e dispor as fatias de croissant desalinhadas entre si. Colocar pedaços de maçã caramelizada entre as fatias e verter o preparado liquido sobre os croissants. Deixar repousar cerca de 15 minutos para a massa absorver bem o líquido.
Distribuir as nozes picadas por cima a gosto e levar ao forno cerca de 20 minutos, até o liquido ter desaparecido e o preparado estar firme.
Retirar do forno e coloca-lo no grill. Espalhar açúcar demerara por cima, a gosto, e levar novamente ao forno até tostar ligeiramente (atenção para não deixar queimar).
Servir morno.
Comentários
ana matos
Minha querida Susana,
Tal como tu sou fã do puddings, e quando se junta maçã, canela e nozes está feita uma receita que tem tudo para ser aprovada.
A marmelada de maçã da Mónica está na lista para fazer e este teu pudding também.
Aproveita bem a fruta desta nova estação que chega a qualquer momento. Por aqui vai-se de férias. Procurar inspiração.
Beijinho grande
Ana
Marta Dionisio
Olá Susaninha,
A união maçã-canela é sem dúvida das mais bem sublimes na culinária. Adoro. E remete-me sempre para o Outubro, pelo aroma e pela sensação de aconchego que transmite.
A tua receita é sem dúvida perfeita para a nossa primeira mesa de outono, com os seus tons dourados e sabores.
Perfeita minha querida
Obrigado
Marta