É indiscutível que os geladinhos são do que melhor sabe quando o calor resolve chegar em força. De preferência saborosos e simples de executar.
Enquanto não resolvo dar uma nova oportunidade à minha máquina de fazer gelados, que não se estreou da melhor forma e por isso este ano ainda não saiu do armário, vou fazendo estas pequenas delícias, super práticas, rápidas e neste caso até, relativamente, saudáveis.
Esta proposta marca também a participação no Passatempo “Há vida para além da massa de atum”, em que o tema é Bora lá fazer gelados: sugestões para dias de calor…e de crise”, e as anfitriãs são a Vânia do blog “Coisas e Coisinhas” e a Ana do blog Recanto com Tempero.
Estão óptimos, super fáceis de executar e económicos. Espero que gostem!   

GELADO DE IOGURTE, DOCE DE AMEIXA E BOLACHA DE CACAU 

INGREDIENTES
(7-8 copinhos)

2 iogurtes gregos naturais açucarados
200 ml de natas
60 gr de açucar
1 col. sobremesa de extracto de baunilha
4-5 col. sopa de doce de ameixa caseiro
7-8 bolachas de cacau esmagadas    

PREPARAÇÃO

Bater muito bem as natas (bem frescas) até ficarem espessas. Adicionar o açucar e o extracto de baunilha e bater um pouco mais.
Colocar o iogurte grego num recipiente, acrescentar as natas e envolver bem, mas delicadamente.
Acrescentar o doce de ameixa e as bolachas partidas grosseiramente e envolver apenas ligeiramente. É suposto sentir-se os pedaços de doce, pelo que não se deverá mexer demais no preparado.
Verter o creme para os copinhos e levar ao congelador até à hora de servir.
Retirar do frio 10 minutos antes de comer.
Nota: a quantidade de açucar é propositadamente reduzida pois o iogurte e o doce de ameixa já o possuem. Fica um gelado pouco doce, para os mais gulosos sugiro aumentar um pouco a quantidade de açucar.