4 doces anos e um Bolo Crocante de Café e Amêndoa
As retrospectivas criam-me sempre aquele sentimento misturado. E este ano, ao 4º aniversário do Basta Cheio, mais ainda. Apenas porque lhe tenho dedicado menos tempo do que era habitual e do que genuinamente gostaria. Tenho de assumir que isso mexe comigo.
É muito bom olhar para trás e 4 anos depois ver como as coisas andaram, mexeram e evoluíram de forma tão positiva. Pensar que no início tão menos conhecia sobre esta paixão cada vez maior que é a comida, sobre o mundo da gastronomia ou sobre foodstyling, que eu sabia lá bem que me iria apaixonar tanto.
Já referi anteriormente as dúvidas gigantescas que tive antes de criar este recanto.
Agora, a razoável distância, parece-me tão absurdo e irreal que esteve para nunca existir, fruto das inseguranças normais de quem nunca se viu envolvida em grandes “digitalismos” e era tão avessa a estas tecnologias, conciliadas com o receio de inutilidade em que o mesmo poderia resultar.
A verdade é que hoje o blog já faz parte de quem eu sou. Veio tímido, sempre muito metido em si e, francamente, sem pretensiosismo algum. Foi crescendo devagar e assim continua, muito ciente do papel que deve ter, apenas o de me fazer feliz como querido e positivo complemento aos meus dias. E eu vou repetindo que é assim que o quero e que só assim faz e continuará a fazer sentido.
Este bolo não é novidade por cá. Curiosamente, ao rever a receita reparei que foi feito também para levar à mesa de 4º aniversário de outro blog, como podem ver aqui.
Tendo marcado de forma tão positiva, a vontade de o repetir venceu. E logo eu que faço tudo para experimentar receitas novas!
Apetecia algo assim: simples mas intenso, texturado no ponto, e bonito, de preferência.
Introduzi um recheio mais fresco e bem ao gosto, de mascarpone e framboesa, que vai marcar aquela diferença e espevitar o tom mais pesado e denso da massa. E resolvi reforçar o efeito crocante com sementes de papoila.
Sai assim um bolo bom, em jeito de oferenda, para que a feliz energia destes anos de Basta Cheio se mantenha e continuem a chegar imensas coisas boas, experiências novas, pessoas com alma, momentos genuínos e muita aprendizagem. Não preciso de mais.
Só me falta mesmo deixar um enorme agradecimento a todos que me fazem companhia com prazer. Aos que, à distância, seguem e apreciam as partilhas que aqui são feitas, e aos que entraram no meu caminho através do Basta Cheio.
Sincero Muito Obrigada!
BOLO CROCANTE DE CAFÉ E AMÊNDOA
(Receita do livro “Cozinhar para os Amigos”, do Gordon Ramsay)
Ingredientes
(10-12 fatias)
|Bolo
3 ovos grandes
170 gr de manteiga amolecida
170 gr de açúcar
100 gr de amêndoa moída
1/2 colher (chá) de extracto de amêndoa
4 colheres (sopa) de café forte frio
100 gr de farinha sem fermento
1/2 colher (chá) de fermento
Açúcar para polvilhar
|Crocante/Crumble
50 gr de farinha
40 gr de açúcar mascavado claro
40 gr de manteiga sem sal, fria e em cubos
2 colheres (sopa) de amêndoa laminada
1 colher (sobremesa) de sementes de papoila
|Recheio
120 gr de queijo mascarpone
3 colheres (sopa) de doce de framboesa, ou outro a gosto
Preparação
Pré-aquecer o forno a 150ºC. Untar com manteiga e forrar com papel vegetal o fundo e os lados de duas formas redondas de fundo amovível. Usei de 18cm de diâmetro.
Preparar a cobertura crocante, misturando a farinha com o açucar e juntar os pedaços de manteiga. Com os dedos envolver até se obter uma consistência de areia grossa. Reservar.
Para o bolo começar por bater a manteiga com o açucar até obter um creme fôfo.
Acrescentar os ovos, um a um, até estarem bem incorporados. Juntar a essência de amêndoa e misturar bem. Acrescentar a amêndoa ralada e 2 colheres de café.
Peneirar a farinha com o fermento e incorporar na mistura. Por fim acrescentar o restante café.
Colocar a massa nas formas, alisar a superfície com uma espátula, espalhar a cobertura crocante por cima de uma das massas, finalizando com a amêndoa laminada e sementes de papoila.
Levar ao forno cerca de 40-45 minutos, até a cobertura estar douradinha. Verificar com um palito no centro do bolo e retirar do forno.
Deixar arrefecer ligeiramente, desenformar e transferir para uma grelha, removendo o papel vegetal. Deixar arrefecer completamente antes de rechear.
Para o recheio, bater o queijo mascarpone até estar macio, juntar o doce de framboesa e bater mais um pouco. Barrar o disco liso generosamente com o creme de recheio, colocar o disco com crocante por cima.
Polvilhar com açúcar em pó e servir.
Comentários
Ruth Miranda
Este bolo é dos mais bonitos que já vi, adoro bolos assim com este aspecto se calhar mais rustico e nada pretensioso mas que me fazem viajar na imaginação, a outros tempos, outras vidas, outros mundos muito romantizados pela distância que os anos implicam. É o que eu chamo de bolo de livro, porque me faz o mm q um bom livro: voar com a imaginação.
Muitos parabéns pelos quatro anos e que cá venhas deixar palavras e receitas por muitos mais!!!
https://bloglairdutemps.blogspot.pt/
márcia
Muitos parabéns pelo aniversário do blog, que é sempre uma delícia para os olhos. Este bolo , além de lindo, deve ser ótimo. Suponho que queiras dizer ” 100 gr de farinha sem fermento”, pelo que pude perceber. Vou guardar mais esta maravilha, pois embora nem sempre comente, gosto muito de por cá passar.
Bjn
Márcia
Sabrina
Este bolo é muito bonito. O café frio é em pó ou é dissolvido em água?
Muitos parabéns pelas receitas originais.
Marta Dionísio
Susaninha,
muitos parabéns pelos 4 anos de Basta Cheio e que venham muitos mais, sempre a deslumbrar e a surpreender-nos.
Beijinhos grandes
Marta