SENTE A HISTÓRIA EM PONTE DA BARCA
E como a sentimos!
Ouvir ou ler sobre este projecto é muito pouco face à experiência que é vive-lo.
O “Sente a História” é um programa único que visa dar a conhecer melhor, e de uma perspectiva mais profunda e enraizada, 10 concelhos do Alto Minho, numa abordagem que se materializa em 30 concertos realizados em locais históricos, e acontece até Julho de 2019.
No evento que decorreu em Ponte da Barca foi possível entrar pelos meandros das nossas tradições mais remotas, ouvir contar pedaços do nosso passado e conhecer traços de cultura desconhecidos.
Pela boca do carismático cicerone e monge Tito, os monumentos visitados – Mosteiro de Bravães e Mosteiro de Muia – foram entendidos e absorvidos de uma forma especial. Todo o cenário e contexto criados assim o determinaram.
Fomos entender porquês culturais e sociais que desaguam numa arquitectura que dava resposta a condicionantes de alturas mais difíceis e turbulentas, sempre com uma envolvência única criada por recriações de época.
O jantar que nos levou a conhecer o restaurante “O Moinho” ofereceu-nos também um arroz de feijão e legumes imperdível que acompanhava a Posta à Barrosã e, mais uma vez, permitiu-nos visualizar paisagens únicas. O bacalhau gratinado foi outro dos pratos mais pedidos e apreciados, ou não fosse o Minho conhecido pelas suas relíquias também gastronómicas.
O culminar desta experiência guardou-se para o final da noite. No local e ambiente perfeitos, com as actuações das Cantadeiras de São Martinho de Crasto e do Vale do Neiva aconteceu magia.
O impressionante silêncio do largo do Mosteito de São Martinho de Crasto deu lugar à força dos sons de vozes únicas que nos remetem claramente para épocas mais remotas. Para mim foi uma marcante e gratificante estreia ao vivo.
O ambiente gerado pelas vozes, pelos trajes, pela entrega e genuinidade, permitem-nos realmente sentir a história como nenhuma outra experiência.
Ponte da Barca, um dos 10 Municípios do Alto Minho que se mostram e nos envolvem de forma única através da iniciativa “Sente a História”. Arquitectura, Gastronomia, Música, Folclore, a contarem tanto das nossas raízes nortenhas, que cada vez menos conhecemos.
Inscrevam-se, conheçam e sintam profundamente o que é verdadeiramente nosso.