O beija flor é um pássaro bem pequenino e colorido que se alimenta essencialmente do néctar das flores, pairando sempre no ar, onde demonstra grande agilidade e velocidade. Para o que precisa de uma alimentação muito rica energicamente que sustente o seu contínuo esvoaçar. Desse néctar ele retira cerca de 20% da energia necessária, daí procurar fontes de alimento ricas em açucar.
Posto isto, supõe-se que a denominação do bolo que se segue se justifique precisamente com a alimentação que o beija-flor faz, que quase se resume a uma essencial e contínua procura de alimentos doces.
O bolo com o seu nome é um clássico americano, sulista, caracterizado pelo uso da banana, do ananás, das nozes pecan e da canela na sua confecção. É um bolo em camadas com recheio e cobertura à base de queijo creme.
Evidências mais recentes sugerem que terá origens jamaicanas e que foi então depois adaptado aos gostos americanos. Denominando-se também de Dr. Bird Cake aparece referenciado como um símbolo nacional jamaicano.
Independentemente da sua génese, que gostei de conhecer, foi o bolo proposto para a 8ª Edição da Bundtmania, pelas meninas que já sabemos, a Mena do blog As Aventuras de uma Mamã e a Lia do blog Lemon & Vanilla, e deixou-me cheia de curiosidade assim que comecei a analisar o seus ingredientes, visto o aspecto já conhecer.

A intensidade, tanto de sabor como de textura, dos ingredientes a combinar, juntamente com o facto de ser um bolo com recheio e/ou cobertura à base de queijo, começaram a provocar descaradamente as minhas papilas gustativas e a aumentar a vontade de o fazer.
Confesso que foi dos bolos que maior curiosidade tive em executar tal era o desejo de o provar, e talvez por isso tenha optado por mantê-lo numa versão o mais próxima possível da original.
Como também nunca tinha utilizado nozes pecan mostrou-se o momento certo.
    
Intenso, encorpado, húmido e muito saboroso, assim é o Hummingbird Cake, neste caso Bundt. Bem rico.

Em relação à receita original apenas reduzi um pouco a quantidade de açucar e de banana, e alterei ligeiramente o creme de cobertura, suprimindo a manteiga e colocando iogurte grego e canela. Como se pode verificar na receita é um bolo extremamente simples de executar.

Aqui existe apenas um perigo que reside na combinação brutal do bolo com o creme. O perigo da compulsão.

Agradou-me muito o resultado, espero que gostem!
 

 

HUMMINGBIRD BUNDT CAKE
(Receita original)

INGREDIENTES

Bolo:

3 chav. de farinha
1,5 chav. de açucar
1 col. café de sal
1 col. café de bicabornato de sódio
1 col. café de fermento em pó
1 col. chá de canela
3 ovos batidos
1,5 chav. de óleo
1,5 col. de chá de extracto de baunilha
1 chav. de abacaxi picado
2 bananas esmagadas
1,5 chav. de nozes pecan trituradas grosseiramente

Cobertura:
1/2 emb. de queijo creme 
1/2 iogurte grego natural açucarado
1,5 col. sopa de de açucar em pó
1 col. café de canela
2 col. chá de extracto de baunilha
Nozes pecan inteiras para decorar

PREPARAÇÃO

Pré-aquecer o forno a 180º e preparar uma forma de bundt, barrando-a com manteiga e polvilhando com farinha. Reservar.
Misturar os ingrediente secos – farinha, açucar, fermento, sal, bicabornato de sódio e canela. 
Acrescentar os ovos e o óleo e misturar muito bem sem bater.
Adicionar a baunilha, o ananás, a banana e as nozes e envolver muito bem na massa. 
Colocar na forma e levar ao forno cerca de 30 minutos, verificando a cozedura com um palito. Retirar do forno e deixar arrefecer. 
Desenformar e depois de completamente frio barrar com a creme de cobertura e decorar com nozes pecan.
Creme: Bater muito bem o queijo creme com o açucar. Adicionar o iogurte grego, o extracto de baunilha e a canela e bater um pouco mais até estar bem cremoso e uniforme.