Tomates Recheados com Cotovelinhos, Ricota e Espinafres
23 Agosto, 2016
E sempre que Itália nos vem visitar eu fico feliz.
Não sei, é um fascínio constante que não esmorece. Seja na constante repetição de conjugações clássicas, seja na experimentação de sabores novos. Tudo funciona por aqueles lados quando falamos de comida. E funciona impecavelmente bem.Nestes tomates recheados a combinação é o mais simples possível e remetem-nos instantaneamente para os sabores mais essenciais daquela gastronomia. O tomate, o mangericão, o queijo. E pouco mais é preciso.
Não sei, é um fascínio constante que não esmorece. Seja na constante repetição de conjugações clássicas, seja na experimentação de sabores novos. Tudo funciona por aqueles lados quando falamos de comida. E funciona impecavelmente bem.Nestes tomates recheados a combinação é o mais simples possível e remetem-nos instantaneamente para os sabores mais essenciais daquela gastronomia. O tomate, o mangericão, o queijo. E pouco mais é preciso.
É uma receita simples, saudável e ligeira, que não perde, no entanto, um pingo de encanto, nem retira um milímetro à vontade de devorar.
Já foi feita e repetida por cá, mostrando-se uma excelente proposta para figurar na mesa de Agosto da Marta, onde o tomate é rei.
TOMATES RECHEADOS COM COTOVELINHOS, RICOTA E ESPINAFRES
Ingredientes
(2 pessoas)
|Tomates
3-4 tomates médios, maduros mas firmes
150 gr de massa cotovelinho
1/2 colher (sopa) de manteiga
1 dente de alho, grande
180 gr de espinafres, frescos
200 gr de queijo ricota
70 gr de queijo parmesão
Sal marinho tradicional, by Necton
Pimenta preta
Noz moscada
|Molho
Azeite
2 dentes de alho, médios
1 talo de aipo
4-5 tomates bem maduros
Sal
Pimenta
Oregãos, secos
Mangericão, fresco
Preparação
Começar por preparar o molho, levando ao lume numa frigideira anti-aderente, um fio generoso de azeite. Acrescentar o alho esmagado e o talo de aipo cortado em pedaços. Deixar libertar sabor, sem que o alho escureça demasiado. Juntar o tomate cortado em pedaços pequenos e livre de sementes, 5 folhas frescas de mangericão quebradas, temperar com sal, pimenta e oregãos secos e deixar cozinhar uns 7-8 minutos. O molho deve borbulhar bem e reduzir. Retificar temperos e retirar do lume. Reservar.
Misturar o ricota com 50 gr de parmesão ralado. Temperar com pimenta e noz moscada e envolver bem. Reservar no frigorífico.
Tirar a “tampa” aos tomates e, com cuidado, retirar o miolo sem ferir o exterior. Reservar.
Levar os cotovelinhos a cozer em água abundante, temperada com sal e um fio de azeite. Quando estiver cozido mas firme, retirar da água e reservar.
Pré-aquecer o forno a 190ºC.
Numa frigideira anti-aderente colocar a manteiga e o alho esmagado. Deixar o alho cozinhar ligeiramente e juntar os espinafres laminados.
Deixar os espinafres cozinhar até amolecerem, temperando com sal e uma pitada de pimenta. Acrescentar de seguida o preparado dos queijos e envolver bem. Deixar apurar 1-2 minutos, juntar a massa escorrida e um fio de azeite. mexer bem até estar tudo envolvido, retificar temperos e retirar do lume.
Colocar os tomates num recipiente de ir ao forno e rechear cada um com uma boa dose do preparado. Levar ao forno cerca de 8-10 minutos, até o tomate começar a amolecer (sem que se desfaça).
Passado este tempo juntar o molho de tomate na base do prato/travessa e espalhar pedaços de parmesão por cima. Polvilhar o recheio do tomate com parmesão ralado e levar novamente ao forno mais cerca de 4-5 minutos a 210ºC, até o molho borbulhar e o recheio dos tomates alourar ligeiramente.
Comentários
O cantinho dos Gulosos
tenho que fazer esses tomates, estão 5* e só com coisas boas mesmo.
O Cantinho dos Gulosos
Marta Dionisio
Minha doce Susana,
junto-me a ti no gosto por receitas italianas. E são aquelas mais simples que quase só recorrem ao uso (magistral!) do tomate e do queijo que mais me fascinam e deliciam. Esta tua receita é a perdição na ponta dos talheres! Só de olhar dá vontade de deixar a gula tomar conta da nossa vontade e devorar tudinho 🙂
Que perdição menina! Já encontrei muitas receitas de tomates recheados, mas com cotovelinhos é a primeira, e achei a ideia deliciosa. As fotos claramente deixam antever um sabor provocador e delicioso. Obrigado por esta soberba participação minha querida
Um beijo enorme.
Marta
Carla Ramalho
Estes tomates estão mesmo com bom aspecto, uma autentica refeição de verão 🙂
Beijinhos …
Guloso qb
São Ribeiro
Adoro tomates mas acreditas que nunca os recheei.
Esses tem um recheio bem delicioso, e devem ter ficado tão bons!!
Tânia Tiago
Deliciosos. Parabéns!!! 🙂
Beijinhos
Bimby & Sabores da Vida