Os pratos de ovos, que tantas vezes surgem como recurso rápido a uma refeição sem grande preparação prévia ou tempo na cozinha, não significa menos sabor ou prazer em degustar.
Por cá fazem frequentemente parte de jantares de fim de semana e são sempre muito bem recebidos.

Esta é uma das versões onde fogem da suas formas mais óbvias e demonstram uma versatilidade maior e bem interessante.
Desde que este formato de origem dividida ali entre a América e a Alemanha, de seu nome Dutch Baby Pancake foi experimentado, foi possível começar a dar uma vida mais aos pratos de ovos.
A versão salgada será menos usual mas facilmente se percebe o seu elevado potencial.

Nesta receita usamos os aromáticos sabores mediterraneos com o toque especial de um bom queijo português. O “Três Igrejas”, da Saloio, um queijo de mistura curado que com a sua intensidade muito própria articula na perfeição com a doçura do tomate assado. Juntos dão forma ao topping perfeito para esta base de ovo.

Sendo o forno a casa capaz de criar uma boa ducth baby, o recipiente onde crescerá é também importante, e as frigideiras de De Buyer em ferro mineral, fazem o seu trabalho da forma mais eficaz possível. São peças, definitivamente, para a vida.

Fiquem também com esta versão dos arquivos do blog, bem luminosa e docinha, para pronunciar uma férias com as mesmas características. E bem amena e quentinha, já agora.

PANQUECA DUTCH BABY DE QUEIJO, TOMATE ASSADO E ERVAS AROMÁTICAS

Ingredientes

Azeite qb
8-10 tomates cereja
1 dente de alho
3 ovos
100 ml de leite
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
Sal qb
Pimenta qb
Pimentão doce fumado qb
Mistura de ervas aromáticas secas (oregões, mangericão, tomilho)
Raspa de 1/2 limão
60 gr de farinha
5-6 fatias de queijo “Três Igrejas”, Saloio
Cebolinho fresco
Nozes grosseiramente picadas

Preparação

Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Começar por assar os pimentos, partindo-os ao meio e colocando-os num recipiente com um fio generoso de azeite, o alho esmagado, sal, pimenta e uma pitada de oregãos secos. Envolver bem e deixar assar por cerca de 8-10 minutos, sem deixar que se desfaçam demasiado.
Bater os ovos como o leite, uma colher de manteiga derretida, o sal, todas as especiarias e a raspa de limão, até obter um preparado liso e homogéneo. Acrescentar a farinha e envolver até estar perfeitamente misturada.
Colocar uma colher de sopa de manteiga num recipiente de ir ao forno (travessa, prato ou frigideira) com cerca de 20cm de diâmetro. Levar ao forno até o recipiente estar bem quente, com a manteiga derretida e a borbulhar. Abrir o forno e verter a massa na forma.
Deixar no forno cerca de 15 minutos, até a massa ter crescido nas extremidades e estar firme. Colocar o queijo por cima, reduzir a temperatura para 170ºC e deixar assar mais 4-5 minutos.
Retirar do forno e deixar repousar um pouco. Distribuir o tomate por cima e de seguida terminar com um pouco de cebolinho acabado de picar e noz.
Servir de imediato.