LEITE CREME DE TANGERINA E GENGIBRE EM CAIXA DE CHOCOLATE
E chega mais um Natal. Aquela fase em que o rebuliço dá lugar ao momento porventura mais apaziguado e sereno do ano. Depois da loucura dos preparativos, que se estendem, como tão bem sabemos, a diversas áreas, é suposto pararmos e, pelo menos por dois dias (idealmente mais) centrarmo-nos na família, no conforto da casa, na alegria das crianças, no calor de uma mesa cheia, a transbordar. De comida e de amor.
É habitual trazer receitas diferentes para marcar a época. Normalmente doces. Este ano tinha o desafio acrescido de pensar numa receita que envolve-se uma peça lindíssima feita de chocolate, a Caixa Surpresa – Floco de Neve com pepitas de chocolate, da Pedaços de Cacau.
As possibilidades eram imensas, mas idealizei imediatamente algo para levar à mesa. O belíssimo e especial recipiente deveria comportar uma sobremesa que por cá é rainha desde sempre, e que, neste contexto, resolvi enriquecer. O leite creme ganha outra alma com os aromas da tangerina e do gengibre e fica maravilhoso apresentado desta forma, dentro de uma “taça” comestível e tão elegante.
Como se trata de um doce que nunca pode faltar na mesa de Natal, esta parceria mostra-se perfeita para surpreender a família. E como é realmente única, encerra de forma ímpar uma refeição especial.
Com esta sugestão original e requintada começam os desejos de um Excelente Natal!
LEITE CREME DE TANGERINA E GENGIBRE EM CAIXA DE CHOCOLATE
Ingredientes
(6-8 doses)
1 lata de leite condensado
1 medida da lata de leite condensado de água + 2 colheres (sopa) de água
1 medida da lata de leite condensado de leite
1 pau de canela
2 cm de raiz de gengibre
5 casquinhas de tangerina
1 colher (sopa) de amido de milho
5 gemas médias
1 caixa de chocolate “Floco de Neve”, da Pedaços de Cacau
Açúcar qb
Preparação
Levar a ferver a medida da lata de água, a lata de leite, o pau de canela, o gengibre cortado em pedaços e as cascas de tangerina. Desligar e deixar em infusão de 30 minutos a uma hora. De seguida coar para um tachinho, acrescentar o leite condensado, mexer para diluir bem, e levar ao lume novamente até começar a ferver.
Entretanto passar as gemas num coador para retirar películas e pedaços de claras. Desfazer o amido de milho em duas colheres de sopa de água e juntar às gemas. Envolver bem para evitar grumos.
Adicionar duas ou três colheres de sopa de preparado do líquido às gemas e mexer rapidamente.
Com o tacho fora do lume acrescentar as gemas e mexer energicamente.
Voltar a colocar o tacho ao lume, no mínimo, e mexer sempre até o creme começar a engrossar. Quando borbulhar retirar do lume.
Deixar arrefecer e quando estiver morno/quase frio distribuir por caixinhas de chocolate “Floco de Neve”.
Antes de servir polvilhar generosamente com o açúcar, proteger os contornos da caixa com papel de alumínio reforçado e queimar apenas a zona central com um maçarico.
Salpicar com pepitas de chocolate partidas em pedacinhos e servir de imediato.
Comentários
são ribeiro
Gosto muito de leite creme apesar de muito raramente fazer.
Servido na caixa de chocolate ficou fantástico.
Boa semana
Susana Costa
Onde compra as caixinhas de chocolate?
Basta Cheio
Olá Susana, as caixinhas são da Pedaços de Cacau. Para as adquirir basta seguir o link que está na receita e acede à página da marca. 🙂
São lindas e deliciosas!
Basta Cheio
Olá São, obrigada.
Estas caixas transformam qualquer sobremesa 🙂
Bom Ano!