E chega mais um Natal. Aquela fase em que o rebuliço dá lugar ao momento porventura mais apaziguado e sereno do ano. Depois da loucura dos preparativos, que se estendem, como tão bem sabemos, a diversas áreas, é suposto pararmos e, pelo menos por dois dias (idealmente mais) centrarmo-nos na família, no conforto da casa, na alegria das crianças, no calor de uma mesa cheia, a transbordar. De comida e de amor.

É habitual trazer receitas diferentes para marcar a época. Normalmente doces. Este ano tinha o desafio acrescido de pensar numa receita que envolve-se uma peça lindíssima feita de chocolate, a Caixa Surpresa – Floco de Neve com pepitas de chocolate, da Pedaços de Cacau.

As possibilidades eram imensas, mas idealizei imediatamente algo para levar à mesa. O belíssimo e especial recipiente deveria comportar uma sobremesa que por cá é rainha desde sempre, e que, neste contexto, resolvi enriquecer. O leite creme ganha outra alma com os aromas da tangerina e do gengibre e fica maravilhoso apresentado desta forma, dentro de uma “taça” comestível e tão elegante.

Como se trata de um doce que nunca pode faltar na mesa de Natal, esta parceria mostra-se  perfeita para surpreender a família. E como é realmente única, encerra de forma ímpar uma refeição especial.

Com esta sugestão original e requintada começam os desejos de um Excelente Natal!

 

LEITE CREME DE TANGERINA E GENGIBRE EM CAIXA DE CHOCOLATE

Ingredientes

(6-8 doses)

1 lata de leite condensado
1 medida da lata de leite condensado de água + 2 colheres (sopa) de água
1 medida da lata de leite condensado de leite
1 pau de canela
2 cm de raiz de gengibre
5 casquinhas de tangerina
1 colher (sopa) de amido de milho
5 gemas médias
1 caixa de chocolate “Floco de Neve”, da Pedaços de Cacau
Açúcar qb

Preparação

Levar a ferver a medida da lata de água, a lata de leite, o pau de canela, o gengibre cortado em pedaços e as cascas de tangerina. Desligar e deixar em infusão de 30 minutos a uma hora. De seguida coar para um tachinho, acrescentar o leite condensado, mexer para diluir bem, e levar ao lume novamente até começar a ferver.
Entretanto passar as gemas num coador para retirar películas e pedaços de claras. Desfazer o amido de milho em duas colheres de sopa de água e juntar às gemas. Envolver bem para evitar grumos.
Adicionar duas ou três colheres de sopa de preparado do líquido às gemas e mexer rapidamente.
Com o tacho fora do lume acrescentar as gemas e mexer energicamente.
Voltar a colocar o tacho ao lume, no mínimo, e mexer sempre até o creme começar a engrossar. Quando borbulhar retirar do lume.
Deixar arrefecer e quando estiver morno/quase frio distribuir por caixinhas de chocolate “Floco de Neve”.
Antes de servir polvilhar generosamente com o açúcar, proteger os contornos da caixa com papel de alumínio reforçado e queimar apenas a zona central com um maçarico.
Salpicar com pepitas de chocolate partidas em pedacinhos e servir de imediato.