Com Outubro acabadinho de chegar e uma tempestade com nome de Verão a bridar-nos neste fim de semana prolongado, os preparativos para uns dias bem caseirinhos e reconfortantes já começaram. Bolinho bom, chá, casa quente, família junta e animais seguros. Idealmente um excelente filme a passar e está tudo bem.

Esta receita será mais uma versão de um clássico que é a cara destes dias, onde o aconchego é a palavra de ordem, e as comidas mais fortes, sabores intensos e texturas encorpadas são as mais apetecíveis.

Foi uma receita que partilhei no workshop “Bolos da Avó” que, apesar da evidente inexperiência, adorei dar e, mais ainda, conhecer além das redes sociais, pessoas de quem gosto imenso e considero almas-gêmeas no que ao sentimento pela comida e pelas experiências gastronómicas diz respeito. Só por isso já valeu todo o nervosismo daquele fim de tarde.

Espero que ponderem fazê-lo e comprovem como é delicioso. Até porque, devem concordar que este início de mês tão cinzentão e outonal está mesmo a pedi-las!

Bom fim de semana.

 

BOLO DE CENOURA E NOZ (COM COBERTURA DE CHOCOLATE)

Ingredientes

(10 fatias)

|Massa
4 ovos
180 gr de açúcar amarelo​
10​0 ml​ de óleo de girassol​
240 gr de cenoura ralada fina
10​0 gr de noz ralada*​
160 gr de farinha sem fermento
1 colher (sobremesa) de ​fermento
2 colheres (sobremesa) de canela
1 pitada de sal
Raspa de laranja (opcional)

|Cobertura – Ganache de Chocolate
80 gr de chocolate negro (70% de cacau)
80 ml de natas

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar com manteiga e polvilhar com farinha uma forma a gosto e reservar.
Bater os ovos com o açúcar durante 4-5 minutos até ficar um preparado fôfo. Acrescentar o óleo e bater uns segundos apenas até estar envolvido.
Peneirar a farinha e juntar a noz, o fermento, a canela e o sal.
Com uma espátula envolver delicadamente os secos nos ovos, sem bater.
Adicionar a cenoura e a raspa de laranja (se usar) e misturar na massa com delicadeza.
Verter o preparado na forma e levar ao forno cerca de 30-35 minutos até a superfície estar firme e dourada. Fazer o teste do palito e, se sair seco, retirar do forno. Deixar arrefecer 15 minutos e desenformar.
Para a ganache, partir em pedaços pequenos o chocolate e colocar numa taça. Levar as natas a aquecer quase até ferverem e verter por cima do chocolate. Deixar repousar 1-2 minutos e mexer muito bem até o chocolate estar totalmente derretido e envolvido nas natas. Verter a ganache por cima do bolo já frio e servir

*ralar a noz juntamente com uma colher de sopa de farinha. O objetivo é que se mantenha seca e não comece a aglutinar devido à libertação dos seus óleos naturais.