BOLO DE RICOTA, LIMÃO E POLENTA
No fim de semana a seguir ao segundo confinamento, ainda a digerir tranquilamente a nova, porém repetida, realidade, fez todo o sentido optar por uma receita vibrante e mais animadora. O aroma tão fresquinho e espevitante que este bolinho deixou na cozinha, numa carregada tarde de inverno, foi qualquer coisa de especial.
Estamos cansados, fruto da elevada preocupação pelo que assistimos todos os dias: o cenário a agravar-se, os números a subirem e o comportamento das pessoas, repetidamente, a não colaborar, numa demonstração de claro egoísmo e conduta inconsequente, que coloca todos os outros em risco.
Sabemos que as soluções estão aí, mas para as recebermos de forma segura e saudável, temos de cumprir as regras da nova realidade agora!
Foi também Domingo de eleições presidenciais. As mais estranhas e preocupantes de sempre. Por todo o contexto que vivemos, pelas gigantes incógnitas, pelo assustador crescimento da desigualdade e fomento das atitudes menos solidárias e mais castradoras.
Intranquiliza demais.
O Bolo de Ricota, Limão e Polenta, a parte realmente mais feliz e animada desta publicação, traz com ele um cheirinho especial a Itália, país que adoro, uma energia bem leve e positiva e um sabor que gera felicidade. É super aromático e tem uma textura muito particular conferida pela polenta.
Delicioso e bem representativo do que quero manter nos meus dias: sabor, vivacidade, genuinidade e boas energias.
Temos de acreditar que o futuro será melhor, e para isso, tem de ser seguro, estável e honesto.
Fiquem em casa, por favor! Fiquem bem.
Bolo de Ricota, Limão E POLENTA
Ingredientes
(8-10 fatias)
75 gr de manteiga sem sal, amolecida
150 gr de açúcar amarelo
250 gr de queijo ricota
3 ovos médios
1 colher (sobremesa) de extrato de baunilha
Raspa e sumo de 1 limão grande
75 gr de farinha
75 gr de polenta (sêmola de milho fina)
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
Açúcar em pó para finalizar e rodelas de limão para decorar
Iogurte grego natural para acompanhar (opcional)
Preparação
Pré aquecer o forno a 180°C.
Untar uma forma redonda de 20 cm de diâmetro com manteiga, ou spray desmoldante, forrar o fundo com papel vegetal e voltar a untar. Reservar.
Bater a manteiga com o açúcar até estarem bem envolvidos. Acrescentar o ricota e bater mais uns 3 a 4 minutos. Adicionar os ovos um a um, batendo entre cada adição. Acrescentar a baunilha e o limão – raspa e sumo – e envolver bem.
Por fim acrescentar os secos misturados – farinha, polenta e bicarbonato de sódio – e envolver no preparado delicadamente, sem bater demasiado.
Colocar a massa na forma e levar ao forno cerca de 35 a 40 minutos. Retirar quando a superfície estiver firme e o palito sair seco ao teste.
Deixar arrefecer, desenformar e servir simples ou polvilhado com açúcar em pó e acompanhado de iogurte grego (como eu prefiro).